Segunda-feira, Abril 15, 2024
17.6 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoManuel Pizarro em Famalicão para inaugurar requalificação e ampliação da USF Antonina

Manuel Pizarro em Famalicão para inaugurar requalificação e ampliação da USF Antonina

© CM Famalicão

“A Câmara de Famalicão podia ter dito que a requalificação desta Unidade de Saúde Familiar era tarefa do poder central, mas decidiu aceitar a obra e com isso teve trabalho, responsabilidade e despesa”. As palavras são do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que esteve em Famalicão para conhecer o resultado final das obras de remodelação e ampliação da USF Antonina, em Requião, que implicaram um investimento superior a 500 mil euros.

O responsável governamental elogiou a “postura cooperante da autarquia famalicense para com o governo central” e apontou a obra efetuada na USF de Requião como “um bom exemplo da descentralização em movimento”.

O vice-presidente da Câmara de Famalicão falou num “dia importante” para a comunidade, sobretudo para os profissionais de saúde desta USF “que passam a ter condições dignas para prestar os tão importantes cuidados de saúde de proximidade”.

Ricardo Mendes recordou que a intervenção “só foi possível mediante a celebração de um acordo de colaboração realizado entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e a Câmara”, referindo que o executivo municipal “nunca regateará esforços para servir melhor a população”. “Reivindicamos, mas não nos despojamos das responsabilidades. A única coisa que pedimos é justiça”, acrescentou, referindo-se ao envelope financeiro associado à transferência de competências.

Entre os presentes na inauguração da renovada USF Antonina estava o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave – Famalicão. Ivo Sá Machado espera agora que a USF de Requião “possa alargar a sua equipa médica, de 4 para 5 listas, o que permitirá acrescentar mais 1700 utentes aos já 7400 inscritos nesta Unidade de Saúde Familiar”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES