Segunda-feira, Julho 26, 2021
19 C
Braga
InícioEducaçãoMais de 880 alunos de Famalicão nos Campeonatos Hypatiamat de Cálculo Mental

Mais de 880 alunos de Famalicão nos Campeonatos Hypatiamat de Cálculo Mental

CM Famalicão

Decorreu, nos dias 4 e 5 de março, a segunda edição do Campeonato Hypatiamat de Cálculo Mental Online, do ano letivo 2020/2021. A iniciativa colocou novamente à prova os conhecimentos dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Famalicão, no domínio da aritmética mental.

A nível nacional participaram 29 concelhos, 68 Agrupamentos de Escolas, estiveram envolvidos 473 professores, 4989 alunos e foram realizados 131.076 jogos. A nível local participaram 882 alunos de todos os Agrupamentos de Escola do concelho de Vila Nova de Famalicão, 86 professores e foram realizados 22.707 jogos.

No dia 4 de março, o Campeonato destinou-se aos alunos do 1º ano com o Jogo da Adição e aos alunos do 2º ano com o Jogo SUB ADD (Subtração e Adição). No dia 5 de março, o Campeonato realizou-se para os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade com o jogo SAMD.

No jogo SUB ADD, nos primeiros 10 lugares a nível nacional, o Município de Vila Nova de Famalicão ficou representado pelo aluno Bruno Adonai Oliveira, em 2º lugar, da Escola Básica Luís de Camões, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e em 6º lugar o aluno José Tomás Gomes, da Escola Básica de Bairro, do Agrupamento de Escolas de Pedome.

No jogo SAMD, destinado para os alunos do 3º e do 4º ano, nos primeiros 10 lugares a nível nacional, o aluno Hélder Filipe Leitão (4º ano) da Escola Básica de Sapugal, do Agrupamento de Escolas de Ribeirão arrecadou o 2º lugar, o 4º lugar pertenceu ao aluno Pedro Carvalho Rafael (3º ano), do Centro Escolar de Joane, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e o 9º lugar pertenceu aos aluno Afonso Araújo Ribeiro (3º ano), da Escola Básica de Telhado, do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Afonso Miguel Rodrigues (4º ano), da Escola Básica de Ribeirão do Agrupamento de Escolas de Ribeirão.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha mostrou-se muito satisfeito com a participação dos alunos famalicenses e com o seu desempenho e de toda a comunidade educativa que possibilitou e encorajou a participação dos alunos neste Campeonato, promovendo assim, o desenvolvimento de competências matemáticas de uma forma divertida, desafiante e motivadora.

Recorde-se que a plataforma Hypatiamat tem por objetivo a promoção do sucesso escolar na matemática nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e já faz parte, há vários anos, dos programas educativos que o Município de Vila Nova de Famalicão tem promovido junto das escolas. Segundo o mais recente estudo realizado pela equipa científica do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar a utilização intencional da plataforma Hypatiamat revela uma melhoria significativa nos resultados dos alunos nas provas de aferição.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS