
Mais de 2100 seniores do concelho de Esposende participaram ontem na Festa dos Santos Populares, na Quinta da Malafaia, promovida pelo Município de Esposende, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Juntas de Freguesia, no âmbito do “Ativo+ | Programa Colaborativo para a Longevidade”.
A inciiativa foi destinada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou a beneficiar de resposta social no âmbito do envelhecimento e da deficiência pelas IPSS do concelho.
“Este é um gesto simbólico que reflete o reconhecimento e a valorização do papel que os seniores desempenham na construção do nosso concelho. A Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as IPSS têm desenvolvido um trabalho conjunto com impacto real na vida das pessoas, e esta festa é um exemplo claro desse compromisso”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, dirigindo-se aos participantes.
“Envelhecer com qualidade de vida e com alegria é um direito de todos. Sentir-se parte ativa da comunidade, participar nos projetos que colocamos ao dispor de cada freguesia e de cada cidadão, é um sinal de que estamos a construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, salientou o autarca, acrescentando que “este reconhecimento é mais do que merecido. É uma justa homenagem àqueles que, em tempos de grandes dificuldades, ajudaram a edificar o concelho que hoje temos.”
“Essa dívida para convosco é impagável. Mas temos o dever de continuar o vosso legado, de pôr mãos à obra e prosseguir a transformação do nosso território, promovendo melhores condições de vida para todos”, garantiu o presidente da Câmara, assumindo o compromisso de “dar continuidade aos projetos que promovem o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança da população sénio”r.
“Um concelho que não respeita os seus mais velhos e não honra a sua história está a comprometer o seu futuro”, afirmou Guilherme Emílio, reforçando a determinação da autarquia em “dar futuro a Esposende, garantindo a todos uma vida com mais qualidade, dignidade e esperança”.