Terça-feira, Setembro 10, 2024
27.3 C
Braga
BragaMais de 200 seniores de Braga participaram em projeto de literacia ambiental

Mais de 200 seniores de Braga participaram em projeto de literacia ambiental

O projeto “EcoMov Sénior” tem como objectivo potenciar actividades ao ar livre, valorizando o contacto directo com a natureza.

© CM Braga

A primeira edição do projeto “EcoMov Sénior”, desenvolvido pelo pelouro do Ambiente do Município de Braga, envolvendo mais de 200 idosos do concelho em atividades de valorização e promoção da economia circular, tendo sido dinamizado nos Lares e Centros de Dia do território.

Os idosos que participaram na iniciativa foram distribuídos por dez sessões dinamizadas por três projetos distintos: BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular. Todos estes projetos têm como objetivo potenciar atividades ao ar livre, valorizando o contacto direto com a natureza.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, destaca o valor social do projeto. “O público-alvo do EcoMov é-me particularmente querido. A participação no EcoMov Sénior revelou uma forte vontade por parte dos idosos em participar nas atividades propostas. Inicialmente impulsionados pelas instituições, os idosos surpreenderam positivamente ao responder de forma ativa, superando as expetativas”, disse.

O vereador sublinhou ainda que “o projeto EcoMov valoriza a memória e identidade dos idosos, recorrendo ao seu conhecimento para dinamizar as atividades. O objetivo é valorizar o conhecimento dos idosos e promover um envelhecimento ativo, com foco em projetos adaptados e atividades intergeracionais”.

As atividades desenvolvidas durante o “EcoMov Sénior” foram planeadas e incluíram a criação de jogos de mesa, instrumentos musicais e peças decorativas por via da reutilização de materiais.

Através do uso de materiais recicláveis, os seniores foram incentivados a criar diversos jogos de raciocínio e memória. Em todas as atividades houve um envolvimento alargado de todos os seniores inscritos. As dinâmicas desenvolvidas ao longo das sessões promoveram também a sustentabilidade a partir da utilização de material reutilizável que se transformou em objetos como jogos de mesa, instrumentos musicais e peças decorativas.

O projeto terá continuidade nos Lares e Centros de Dia do concelho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES