Segunda-feira, Outubro 3, 2022
24 C
Braga
InícioBragaMais de 1 milhão de pessoas passaram pela Noite Branca de Braga

Mais de 1 milhão de pessoas passaram pela Noite Branca de Braga

© CM Braga

Mais de 1 milhão de pessoas passaram pela Noite Branca de Braga 2022, evento que decorreu entre os dias 2 e 4 de setembro.

Instalações, performances, arte pública e contemporânea, exposições, programação infanto-juvenil e concertos fizeram parte de uma jornada de mais de 48 horas de intensa atividade cultural para todos os públicos.

Ao longo de três dias, bracarenses e visitantes usufruíram de mais de 150 eventos divididos por cinco palcos, pelos museus, pelas salas de espetáculo e pelo espaço público.

Os museus, espaços culturais e históricos receberam perto de 16 mil visitantes, estando neste número incluídos os participantes nas 28 visitas guiadas que se realizaram. Já os serviços educativos e de mediação artística e cultural (atividades infantis e de educação ambiental e cidadania) receberam mais de 13 mil participantes, com 30 oficinas a decorreram que envolveram 48 animadores socioculturais.

Na Noite Branca realizaram-se 29 exposições e instalações artísticas com 54 artistas envolvidos. Quanto a novas obras de arte pública, foram 17 as intervenções efetuadas por 17 artistas. Por fim, os espetáculos musicais (28) e as artes performativas (21 de teatro e 16 musicais de rua) envolveram 320 artistas e músicas, 100 técnicos e produtores e 15 entidades.

© CM Braga

Nesta edição foram criados circuitos específicos para a arte, para a infância, para famílias e para as exposições, entre outros, o que permitiu aos visitantes uma experiência artística e cultural mais integrada e enriquecedora.

O programa assumiu-se como bastante eclético, convergindo as tradições populares e a contemporaneidade, a arte pública e as media arts, os músicos conceituados com os mais emergentes e novos talentos locais, as performances de rua e as experiências imersivas, a decoração dos espaços públicos e uma aposta forte na comunicação e no acolhimento de públicos de forma atenta e personalizada.

TUB com recorde de passageiros transportes para o evento

No que diz respeito aos Transportes Urbanos de Braga (TUB), foram mais de 21 mil as pessoas que utilizaram o serviço especial para ir à Noite Branca 2022, atingindo um recorde de passageiros transportados para este evento (aumento de 66% de passageiros face ao anterior máximo, atingido em 2018). Os passageiros deixaram o automóvel estacionado nos parques de estacionamento e acederam ao centro da cidade através de autocarro a um euro, bilhete de ida e volta.

Quanto à segurança do evento, o Dispositivo Especial de Socorro e Assistência (DESA) foi composto por 11 equipas de emergência pré-hospitalar, das quais cinco ambulâncias, quatro equipas apeadas e duas equipas móveis em moto4; duas equipas de combate a incêndio; um posto médico avançado (PMA), guarnecido com um médico, um enfermeiro e seis socorristas e um posto de coordenação, com oficiais de ligação das várias entidades.

O DESA funcionou nos períodos de maior risco, num total de cerca de 20 horas de empenhamento e envolveu 45 operacionais da Divisão de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Braga, Companhia de Bombeiros Sapadores, Cruz Vermelha Portuguesa e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Foi ainda definido pela Policia de Segurança Pública um plano de segurança que mobilizou um total de 230 agentes desta Força de Segurança, 54 agentes da Policia Municipal e 75 elementos de Segurança Privada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS