Magia do Natal ilumina Braga
Quinta-feira , Outubro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2612
Principal / Reportagem / Magia do Natal ilumina Braga

Magia do Natal ilumina Braga

 

A partir desta quarta-feira, 7 de dezembro, e até 16 de janeiro, Braga está embelezada com a luz, cor e alegria tão características desta época natalícia. A cerimónia de inauguração da iluminação decorreu na Praça da República e teve vários momentos de animação com os bracarenses a aderirem a este momento simbólico.

São milhares de luzes em cerca de 50 ruas, 6 edifícios e 12 rotundas, com uma ornamentação que engrandece ainda mais o programa ‘Braga é Natal’. A árvore de Natal, localizada na Arcada, tem cerca de 25 metros e aproximadamente 55 mil lâmpadas Led.

Este é já um cartão-de-visita da cidade, que nos últimos anos tem presenteado os bracarenses e os visitantes com inúmeras atividades para toda a família e animação no período natalício, fazendo de Braga – especialmente do Centro Histórico – uma passagem obrigatória nesta altura mágica do ano.

“Esta é uma excelente forma de projetarmos a cidade durante uma época muito importante para o comércio e para o turismo da região, sendo que nos temos distinguido pela qualidade e criatividade da iluminação”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, garantindo que as luzes natalícias “trazem um brilho diferente à cidade e criam um ambiente mais agradável e atrativo para a população local e para os visitantes”.

Ricardo Rio desafiou os cidadãos a “disfrutarem, em família, de toda a programação preparada no evento ‘Braga é Natal’, esperando que esta seja “uma quadra de ouro para a cidade e para os bracarenses”.

Por fim, o edil explicou ainda que, face à incapacidade demonstrada pela empresa originalmente contratada para proceder à instalação da iluminação natalícia, o Município foi obrigado a substituir essa empresa, o que provocou um atraso de dois dias relativamente à data inicialmente programada para ligar as luzes – 5 de dezembro, Dia de S. Geraldo.

Sobre a hora tardia de acendimento das luzes de iluminação pública, que têm provocado constrangimentos em algumas zonas da cidade, Ricardo Rio referiu que a autarquia tem efetuado diligências junto da EDP, entidade responsável, para que o problema seja resolvido e as luzes acendam mais cedo. “Temos contratualizado com a EDP que as luzes sejam ligadas pelas 17h00 e, nesse sentido, estamos a efetuar todos os esforços com a empresa para corrigir o problema”.