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Loja Social de Esposende já doou quase quatro milhões de bens aos mais necessitados

© CM Esposende

A Loja Social de Esposende já ajudou mais de 1200 famílias. Esta rede social tem como objetivo sensibilizar e capacitar para a partilha e reutilização dos bens, promover o voluntariado, capacitar para que as pessoas, famílias e instituições adotem práticas mais sustentáveis, colaborativas e com mais competências sociais e económicas, potenciando a economia circular como ferramenta de desenvolvimento social.

Desde a sua constituição, em 2012, e até 2021, a Loja Social recebeu 21.462 doações, correspondendo a um total de quase três milhões de bens doados. No último ano, fruto de 2.639 doações, a Loja Social recebeu mais 451.048 bens doados que chegaram à população mais necessitada, ajudando 1.274 famílias, chegando a quase quatro milhões de bens doados.

Apoiar pessoas e famílias, agregando valores, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento sustentável são os desígnios da Loja Social, com o objetivo de constituir uma resposta colaborativa na promoção da coesão social, assente na capacitação cívica e de participação das pessoas.

Na Ação Educativa e desenvolvimento sustentável, visando criar uma maior proximidade, através de atividades programadas, de caráter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos, a iniciativa procurou potenciar o conceito local de educação para a cidadania. Entre 2012 e 2022 participaram nesta ação 287 entidades, num total de aproximadamente três mil pessoas.

Outro eixo assenta na economia colaborativa e de partilha, em que a Loja Social de Esposende tem vindo a apoiar a população para um estilo de vida sustentável, consciencializando-os para um consumo responsável, em que reciclar, reutilizar e reaproveitar os bens são valores sempre presentes.

A Loja Social tem 71 voluntários contínuos a participar na atividade da Loja e 159 voluntários pontuais.

O reconhecimento da atividade desenvolvida pela Loja Social traduz-se em vários prémios, nomeadamente em 2014, no âmbito do projeto Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal, com o Reconhecimento de Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social. Em 2015, no âmbito do UM Cidades, viu ser-lhe atribuído o Prémio Município do Ano de 2015 e, em 2016, no âmbito do Prémio António Sérgio, foi-lhe atribuída a Menção Honrosa na categoria de inovação e sustentabilidade.

Em 2018, venceu o 9.º Prémio Manuel António da Mota, que distinguiu instituições que contribuem com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, em 2019, viu aprovada a candidatura na TO 3.32 – Capacitação para o Investimento Social, Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) – Portugal Inovação Social (EMPIS).

Em 2021, a Loja Social foi visitada pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo de Sousa.

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