Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoLoja de Cidadão de Famalicão assinala 1º aniversário com 100 mil atendimentos

Loja de Cidadão de Famalicão assinala 1º aniversário com 100 mil atendimentos

© CM Famalicão

Ao longo do seu primeiro ano de atividade, a Loja de Cidadão de Vila Nova de Famalicão registou perto de 100 mil atendimentos. O espaço, localizado no Centro Comercial D. Sancho I, na Rua António Carvalho Faria, foi inaugurado há precisamente um ano e por dia atendeu, em média, mais de meio milhar de pessoas.

A data foi assinalada esta terça-feira, dia 26 de julho, pelo presidente da Câmara Municipal. De visita ao serviço, Mário Passos traçou um balanço muito positivo do primeiro ano da Loja do Cidadão, estrutura que, diz, “veio melhorar significativamente as condições de atendimento dos serviços públicos estatais no concelho”.

O autarca recordou “o processo longo, com altos e baixos” da concretização do equipamento, mas lembrou também o empenho e atitude persistente da autarquia “que nunca baixa os braços quando o que esta em causa é a defesa dos interesses dos famalicenses, mesmo que o assunto não seja da sua responsabilidade”.

Recorde-se que o espaço, que agrega o IRN – Instituto dos Registos e Notariado (Registo Civil, Registo Predial, Comercial e Automóvel), a Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças), a Segurança Social, o Espaço Cidadão e o Balcão Único do Prédio, foi inaugurado a dia 26 de julho de 2021, depois de vários anos de reivindicação por parte da autarquia e da própria sociedade civil.

Os serviços públicos mais requisitados neste primeiro ano da Loja de Cidadão, foram as Finanças, o IRN e a Segurança Social, por esta ordem de afluência.

A concretização do equipamento, numa zona central da cidade, apenas foi possível através da celebração de um protocolo de colaboração entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Município de Vila Nova de Famalicão, o Instituto dos Registos e Notariado IP, a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Instituto da Segurança Social IP, no qual a Câmara Municipal assumiu as despesas afetas à cedência, manutenção e logística do espaço.

A Loja de Cidadão de Famalicão está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 16:30.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS