Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioBragaLivro “Língua Portuguesa Global” apresentado na UMinho

Livro “Língua Portuguesa Global” apresentado na UMinho

DR

A Rede Casas do Conhecimento (CdC) e o Museu Virtual da Lusofonia apresentam esta sexta-feira, dia 25, o livro “Língua Portuguesa Global: comunicar no panorama mediático luso-brasileiro”, de José Gabriel Andrade e publicado pela UMinho Editora. A sessão tem início pelas 18:30, na CdC da UMinho – Largo do Paço, no centro de Braga, e em simultâneo na plataforma online Zoom, podendo os interessados inscrever-se aqui.

O encontro inclui uma mesa redonda com a reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, e o diretor do Museu Virtual da Lusofonia e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho, Moisés de Lemos Martins. A moderação cabe à diretora da UMinho Editora, Manuela Martins.

A obra propõe uma teorização sobre o espaço global que a língua portuguesa ocupa no contexto da sociedade da informação. Analisa o espaço luso-brasileiro na rede das redes, a Internet, nomeadamente a importância dos diferentes meios de comunicação social, bem como a mobilidade proporcionada pelos media digitais e a movimentação de negócios em língua portuguesa no espaço luso-brasileiro.

O trabalho parte da tradição sociocultural em ciências da comunicação, com contribuições de outras linhas de pesquisa e áreas científicas. Apresenta a análise das relações luso-brasileiras e da lusofonia na sociedade atual e a emergência da “língua portuguesa global”. Os resultados demonstram o papel da língua portuguesa como um interface, contexto e veículo comunicacional, numa altura em que se assiste a um maior interesse pela cultura portuguesa e a uma transformação do Brasil.

Nota biográfica

José Gabriel Andrade é professor no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, investigador do CECS e diretor da unidade cultural Casa do Conhecimento da UMinho. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Santos (São Paulo, Brasil), mestre em Ciências da Comunicação – Comunicação, Organização e Novas Tecnologias pela UCP, com apoio do Programa Alban da UE, e doutor europeu em Ciências da Comunicação pela UCP. É membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e das redes internacionais IAMCR, ECREA e LUSOCOM. Dedica-se à comunicação organizacional desde 2002, trabalhando como assessor e consultor em empresas públicas e privadas no Brasil e em Portugal, além de participar em vários projetos científicos nacionais e internacionais.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS