Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
12.2 C
Braga
InícioAtualidadeLigação Ferroviária Porto-Lisboa é a quadra melhor da Europa

Ligação Ferroviária Porto-Lisboa é a quadra melhor da Europa

© CP

A ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa foi reconhecida como sendo a segunda melhor a nível nacional em toda a Europa, segundo um estudo da Greenpeace. Ao considerar rotas internacionais, esta mesma ligação posicionou-se num quarto lugar no ranking europeu.

O estudo da Greenpeace avaliou 112 conexões entre cidades europeias, das quais apenas 12 foram categorizadas como “grandes rotas”. Estes percursos distinguem-se pela oferta de mais de três comboios diários diretos, boa velocidade média, fiabilidade, custo inferior ao transporte aéreo e um preço abaixo dos 150 euros.

A ligação Porto-Lisboa destaca-se com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace e também inferiores a uma viagem aérea.

O presidente da CP – Comboios de Portugal, Pedro Moreira, manifestou-se sobre o reconhecimento, destacando “o contínuo investimento e esforço da empresa na melhoria dos serviços de longo curso”. Referiu a renovação das carruagens do Intercidades e a revitalização das carruagens Arco adquiridas à Renfe, assim como os “esforços de otimização do Alfa Pendular”.

Reconhecendo “os desafios apresentados pela Greenpeace como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes”, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda “mais simples, incluindo para quem viaja de outros países”.

A análise da Greenpeace tem como pano de fundo questões ambientais, sublinhando que a substituição do avião pelo comboio na rota Porto-Lisboa poderia resultar numa poupança significativa de emissões de gases com efeito de estufa.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES