
No passado dia 14 de junho teve lugar, na Feira do Livro de Lisboa, a sessão de lançamento do volume 2 das Obras de Maria Ondina Braga, intitulado “Biografias no Feminino”. Este volume mais recente é da responsabilidade das investigadoras Isabel Cristina Mateus (UMinho /CEHUM) e Claire Williams (Universidade de Oxford). A coordenação da obra completa da autora é de Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa / CEFH).
Na sessão, interveio o diretor da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Duarte Azinheiro, enquadrando a oportunidade desta edição das obras completas de Maria Ondina Braga no plano da editora do Estado, de pleno direito, face à qualidade da obra em questão.
De seguida, a conhecida escritora Lídia Jorge realçou alguns estereótipos que impediram o aprofundado reconhecimento da escritora durante muito tempo. Também sublinhou as qualidades manifestas da reedição que está a ser feita da obra de Ondina Braga e, sobretudo, as novidades que este volume das Biografias no Feminino contém para o leitor atual.
Por fim, Isabel Cristina Mateus contextualizou o processo de preparação do volume em questão, chamando a atenção para o prolongado trabalho de descoberta e organização dos inéditos que agora se editam. Quando se destaca a obra relevante das três Marias (Novas Cartas Portuguesas) e se comemora os 50 Anos de Abril, o papel pioneiro de Maria Ondina Braga nesse importante processo de transformação das mentalidades, da cultura e da literatura portuguesas deve ser reconhecido.