Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioPaísLeroy Merlin somou mais de 3000 dias de voluntariado em 2023
spot_img

Leroy Merlin somou mais de 3000 dias de voluntariado em 2023

Centro de Reabilitação de Refugiados de Guerra © Leroy Merlin

Hoje, dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário e, na Leroy Merlin, todos o podem ser. O propósito de “fazer da casa um lugar positivo para viver” levou milhares de colaboradores a fazer a diferença, seja a reabilitar instituições sociais em emergência habitacional, promover ações de reflorestação e limpeza do habitat, a fazer melhorias num centro de recuperação de feridos de guerra e, sobretudo, a ser um pilar no apoio às comunidades onde estão presentes. No total, o papel da Leroy Merlin, enquanto empresa socialmente contributiva e envolvida com a comunidade, resultou num somatório de horas de voluntariado equivalente a mais de 3000 dias, em projetos cujos impactos são agora revelados.

Com o compromisso de promover a “Solidariedade Local”, onde o envolvimento com a comunidade é prioridade, a Leroy Merlin abraçou múltiplos projetos ao longo deste ano, que podem resultar da iniciativa de todos: por iniciativas nacionais propostas pela equipa de Impacto Positivo da empresa, de ideias pensadas e implementadas pelas lojas nas comunidades locais, ou de iniciativas de associações às quais a marca se junta. Este ano, todas estas iniciativas resultaram em projetos, como a Semana do Habitat Digno, a CleanUp Week e ainda o apoio na reconstrução e remodelação de um centro de acolhimento para refugiados da Ucrânia.

A caminhar para o fim de 2023, já é possível conhecer o impacto de algumas destas ações que, a par de outras iniciativas locais, envolveram um total de mais de 2050 colaboradores voluntários e 3500 participações. Iniciativas de reabilitação de casas familiares e instituições sociais, em situação de pobreza habitacional, foram umas das prioridades da Leroy Merlin que somou 800 dias de voluntariado a projetos relacionados. Em outubro, a marca dinamizou a Semana do Habitat Digno, com iniciativas de norte a sul do país, onde, em parceria com a Just a Change, foram reabilitadas duas casas particulares e cinco IPSS nacionais, contribuindo assim para a mudança na vida de centenas de pessoas.

Também no âmbito das remodelações, a Leroy Merlin reforçou a parceria com a UAPT, associação que apoia refugiados da Ucrânia, através do voluntariado no futuro Centro de Recuperação de Feridos de Ourém, que se traduziu na limpeza, pintura e obras de remodelação do espaço. No total, foram cerca de 166 os voluntários envolvidos na limpeza e apoio na remodelação do centro, e 1320 horas dedicadas.

Já no caso da CleanUp Week, lojas, plataformas e serviços internos juntaram-se com o propósito de limpar Portugal, através da recolha de lixo. No total, foram perto de 600 voluntários e 3253 horas, que resultaram na recolha de 16.850 kg de resíduos.

“A nossa abrangência geográfica e a autonomia que cada uma das nossas lojas tem para propor, criar ou apoiar iniciativas de voluntariado, faz com que cada um de nós possa assumir o papel de líder e gerar um impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos, onde vivemos e onde assumimos o compromisso de sermos contribuidores. Este ano foi o expoente máximo deste compromisso que assumimos com seriedade, mas que é levado a cabo com o coração. Estamos muito orgulhosos por ver o Impacto Positivo que conseguimos alcançar, e entusiasmados por continuar este caminho em 2024”, refere João Lavos, Líder de Impacto Positivo da Leroy Merlin Portugal.

Na Leroy Merlin, o voluntariado é entendido como forma de desenvolvimento de talento, competências e de estímulo da proximidade com a comunidade, e é por isso que disponibiliza um dia de trabalho (8 horas) por colaborador, para que possa participar em iniciativas de voluntariado corporativo LEROY MERLIN. Ainda assim, caso o colaborador queira estar envolvido em mais iniciativas que se estendam além das 8 horas, também poderá fazê-lo.

Para o próximo ano, o objetivo é focar no impacto de cada uma das iniciativas para que o voluntariado corporativo da Leroy Merlin possa continuar a fazer a diferença. “2023 foi o ano em que mais horas dedicámos a este tipo de iniciativas e esperamos que a tendência se mantenha. No entanto, o objetivo agora vai muito além de aumentar o número de horas dedicadas a este tipo de iniciativas – queremos, sim, garantir que temos o impacto desejado e que somos consistentes na ajuda e apoio que damos a cada uma”, conclui João Lavos.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES