Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
BragaLeroy Merlin combate pobreza habitacional e reabilita Associação da Creche de Braga

Leroy Merlin combate pobreza habitacional e reabilita Associação da Creche de Braga

© Leroy Merlin

A LEROY MERLIN e o Just a Change uniram-se, novamente, para contribuírem para que duas casas particulares e cinco IPSS fossem recuperadas e reabilitadas. A Associação da Creche de Braga, situada na Rua do Raio, será reabilitada através desta iniciativa.

Os processos de reabilitação dos espaços acontecem de 9 a 13 de outubro, na semana do Habitat Digno, impactando pessoas de Norte a Sul do país, melhorando as suas vidas e contribuindo para que “a casa de todas as pessoas seja positiva”.

A pobreza habitacional afeta, atualmente, mais de 420 mil portugueses que se debatem com problemas estruturais numa casa digna para viver, que passam por condições de higiene, salubridade e conforto. 

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), 50 mil portugueses continuam a não ter água canalizada e saneamento em casa e 30 mil pessoas ainda vivem sem eletricidade. Para além disso, cerca de 33% dos portugueses vivem em casas com problemas de isolamento – seja de frio ou calor – com Portugal a ter um aumento de 28% da mortalidade no Inverno comparativamente a outros países da União Europeia.

É por saber desta realidade de pobreza habitacional nacional, que a LEROY MERLIN pretende marcar a diferença e criar impacto positivo na sociedade, com ações que permitam melhorar as casas dos portugueses. Movidos pelo propósito de “fazer da casa um lugar mais positivo para viver e enquanto empresa consciente e solidária”, volta a pôr em prática uma iniciativa com o Just a Change – que envolverá os colaboradores da empresa enquanto atores responsáveis e solidários -, recuperando casas de pessoas e instituições carenciadas em Portugal e, dessa forma, contribuindo para “criar espaços mais seguros, dignos e inclusivos, mas também, mais ambientalmente sustentáveis, funcionais e acolhedores, proporcionando alegria a todos os que nela vivem e usufruem”.

Para além das duas casas particulares que vão ser reabilitadas, a parceria irá também apoiar a Associação Vale de Ácor, a Associação da Creche de Braga, o Centro Paroquial Cachopo, a Creche o Cocasn e a Fundação CEBI. 

Cada colaborador da LEROY MERLIN tem um dia de voluntariado anual, não obrigatório, remunerado, sendo objetivo da empresa, contribuir para a melhoria do habitat em Portugal através de ações de voluntariado. Um caminho que começou em 2020/2021, e que só durante o ano de 2022, conseguiu alcançar o número de 500 dias de voluntariado em remodelação de casas/instituições em situação de pobreza habitacional, que impactaram a melhoria da habitação de 790 pessoas.

A comunidade de voluntários da LEROY MERLIN, através da parceria estratégica com o Just a Change, contribuiu para a reabilitação e melhoria das casas e instituições em situação de emergência habitacional, com os colaboradores a participarem ativamente no terreno e nas obras de reconstrução, o que permitiu a intervenção direta em oito IPSS, seis casas e 790 beneficiários. Para o ano de 2023, a LEROY MERLIN prevê, através das suas ações de voluntariado no âmbito da pobreza habitacional, chegar aos 700 dias de voluntariado ligado à pobreza habitacional, com os seus colaboradores.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES