
A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, em nome do Arciprestado de Braga, anunciou que o Lausperene Quaresmal não vai ser realizado, como estava anunciado.
A abertura do Lausperene Quaresmal irá realizar-se esta Quarta-Feira de Cinzas, na Sé de Braga, para conservar esta tradição antiga. Devido às limitação deste ano, a exposição do Santíssimo irá decorrer online após a Eucaristia das 17:30, com a duração de uma hora, podendo ser adorado pelos fiéis que acompanharão a transmissão na página da Arquidiocese e na Braga TV.
Esta devoção é uma tradição antiga em Braga e vai ser realizada nas Igrejas onde serão celebradas as Eucaristias.
Tradicionalmente, o Lausperene Quaresmal de Braga é realizado no período que antecede a Páscoa, até à Quinta-Feira Santa, percorrendo 23 igrejas e capelas da cidade. Os devotos eram convidados a visitar o Senhor exposto à adoração e a conhecer os altares e tribunas embelezados com adornos florais.
Durante o período quaresmal, duas rebuçadeiras encontram-se à porta das igrejas onde está a decorrer o Lausperene Quaresmal, para vender os “Rebuçados do Senhor” e ajudar as pessoas a identificar as igrejas para orar e adorar o Senhor exposto.
Devido ao confinamento e às medidas implementadas pelo Governo para travar a pandemia da Covid-19, o programa do Lausperene Quaresmal irá manter-se provisoriamente online.