Terça-feira, Maio 11, 2021
7.8 C
Braga
InícioBragaLausperene Quaresmal em Braga vai ser celebrado online

Lausperene Quaresmal em Braga vai ser celebrado online

DR

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, em nome do Arciprestado de Braga, anunciou que o Lausperene Quaresmal não vai ser realizado, como estava anunciado.

A abertura do Lausperene Quaresmal irá realizar-se esta Quarta-Feira de Cinzas, na Sé de Braga, para conservar esta tradição antiga. Devido às limitação deste ano, a exposição do Santíssimo irá decorrer online após a Eucaristia das 17:30, com a duração de uma hora, podendo ser adorado pelos fiéis que acompanharão a transmissão na página da Arquidiocese e na Braga TV. 

Esta devoção é uma tradição antiga em Braga e vai ser realizada nas Igrejas  onde serão celebradas as Eucaristias. 

Tradicionalmente, o Lausperene Quaresmal de Braga é realizado no período que antecede a Páscoa, até à Quinta-Feira Santa, percorrendo 23 igrejas e capelas da cidade. Os devotos eram convidados a visitar o Senhor exposto à adoração e a conhecer os altares e tribunas embelezados com adornos florais.

Durante o período quaresmal, duas rebuçadeiras encontram-se à porta das igrejas onde está a decorrer o Lausperene Quaresmal, para vender os “Rebuçados do Senhor” e ajudar as pessoas a identificar as igrejas para orar e adorar o Senhor exposto.

Devido ao confinamento e às medidas implementadas pelo Governo para travar a pandemia da Covid-19, o programa do Lausperene Quaresmal irá manter-se provisoriamente online.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS