PolíticaAutárquicasJuntos por Guimarães defendem reforço urgente da resposta social para idosos

Juntos por Guimarães defendem reforço urgente da resposta social para idosos

Autárquicas 2025.

© Juntos por Guimarães

Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela coligação Juntos por Guimarães, visitou a Casa do Povo de Creixomil, acompanhado do atual presidente e candidato à Junta de Freguesia, António Gonçalves.

Os elementos da coligação foram recebidos pela presidente da Direção, Maria Elisabete Martins, e pela diretora-geral, Maria Elisária Mendes.

“O envelhecimento mudou, mas a resposta social continua presa a uma lógica dos anos 90. A legislação que regula os centros de dia precisa de atualização. Na altura, pensava-se num envelhecimento ativo, com pessoas autónomas a procurar socialização. Hoje, muitos dos utentes que frequentam centros de dia já não têm autonomia. Precisamos de reforçar e atualizar a nossa visão e as nossas soluções”, afirmou Ricardo Araújo.

A Casa do Povo de Creixomil conta atualmente com 42 utentes em apoio domiciliário e 60 no centro de dia. “Há listas de espera no apoio domiciliário e sabemos que há idosos a viver sozinhos, sem acompanhamento e sem cuidados mínimos. Isto não é aceitável num concelho como Guimarães. Temos de reforçar a rede de apoio domiciliário, melhorar os meios, apoiar mais instituições e garantir que nenhum idoso fica para trás.”, expõe o candidato.

Ricardo Araújo defendeu também “um papel mais ativo da Câmara na construção de soluções com o setor social”. “As IPSS têm feito um trabalho notável, mas estão a chegar ao limite. O município não pode continuar ausente. Temos de estar ao lado de quem cuida. E isso implica ouvir, perceber o que é preciso e agir. Guimarães tem de assumir uma liderança clara no apoio à população sénior”, acrescenta.

O candidato sublinhou ainda que “o programa da coligação Juntos por Guimarães prevê o reforço da rede de centros de dia, de estruturas residenciais, do apoio domiciliário e da oferta de atividades dirigidas aos seniores”. “Temos de oferecer a estes nossos cidadãos condições para um envelhecimento digno, com socialização, com os cuidados de saúde, alimentação e higiene necessários, e para se poderem manter ativos com oferta formativa, cultural e desportiva. O município deve promover essa diversidade de oferta e apoiar as instituições que se dedicam a esta área”, reforça ainda.

“A visita à Casa do Povo de Creixomil reforça a urgência de colocar os seniores no centro das políticas sociais do concelho. O envelhecimento da população exige respostas mais adequadas, integradas e humanas. É fundamental reforçar o apoio domiciliário, modernizar os centros de dia e promover novas formas de envelhecimento ativo, respeitando as diferentes fases e condições da vida sénior. Guimarães deve assumir o compromisso de cuidar melhor dos seus seniores, com políticas públicas que garantam dignidade, segurança e qualidade de vida a todos os idosos do concelho”, finalizou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES