Segunda-feira, Setembro 20, 2021
19.4 C
Braga
InícioBragaJuntos Por Braga querem "apostar no ambiente" em Gualtar

Juntos Por Braga querem “apostar no ambiente” em Gualtar

© Juntos Por Braga

Os candidatos da coligação “Juntos Por Braga” à Junta de Gualtar querem “fazer muito mais” pelo ambiente e prometem “uma freguesia mais limpa, mais sustentável e mais verde”.

Numa conversa online intitulada “Conversas com quem sabe: ambiente e ecologia”, que contou com a participação de Rui Morais, presidente do Conselho da Administração da Agere, e Altino Bessa, vereador do ambiente da Câmara Municipal de Braga, a coligação referiu que “foi possível refletir aberta e livremente sobre os grandes desafios que se avizinham nesta área” e que “é urgente um reforço da sensibilização para a redução do lixo indiferenciado e da capacitação do executivo da junta para a varredura das ruas da freguesia”.

Na conversa com Altino Bessa, foi mencionado que “a delegação de competências da Junta de Freguesia de Gualtar é responsabilidade da manutenção dos espaços verdes e da poda das árvores” e desafiou ainda os candidatos a Gualtar a “tirar partido da sua ligação ao Rio Este, da integração urbana no parque das Sete Fontes e a preservar os tanques e fontenários enquanto salvaguarda da memória coletiva e da história de Gualtar”.

Sobre a limpeza de terrenos particulares, Altino Bessa entende que “há necessidade de uma maior sensibilização cívica” de toda a comunidade bracarense no âmbito da cidadania ambiental.

Rui Morais, fez uma avaliação “muito positiva” da introdução do modelo de recolha de lixo indiferenciado implementado em Braga. Consciente que “há muito a fazer”, sobretudo no que respeita ao reforço dos hábitos de separação do lixo, referiu que “os bracarenses já sentem na sua fatura uma redução de 10% pela utilização dos ecopontos que deverá ser maior, desde que sejamos capazes de reduzir o volume de lixo indiferenciado”.

“Há muito a fazer, sobretudo no que respeita à consciência ambiental dos cidadãos. No entanto, a freguesia deve reforçar um feedback positivo no sentido de tornar mais eficaz a recolha do lixo antes de recorrer à denúncia em praça pública”, disse o presidente do Conselho da Administração da Agere.

João Nogueira, candidato da coligação Juntos por Braga à Junta de Gualtar, concluiu os trabalhos, assumindo o compromisso com “a criação de mais espaços verdes para usufruto livre juntos das urbanizações da freguesia, um percurso verde de ligação de Gualtar ao parque das Sete Fontes, a responsabilidade pela manutenção e conservação dos jardins e podas nos termos delegados pelo município, a consciencialização cívica da população na área do ambiente, uma vigilância ativa da limpeza dos terrenos particulares sobretudo nas zonas habitacionais, o reforço do número de contentores e uma efetiva negociação para a varredura das ruas, deixando a certeza que Gualtar será mais verde”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS