Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioBragaJSD Braga quer gratuitidade dos TUB para jovens do concelho

JSD Braga quer gratuitidade dos TUB para jovens do concelho

© Município de Braga

A JSD Braga apresentou ao Grupo da Assembleia Municipal do PSD um pacote de propostas para incluir nas Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município, onde se destaca a gratuitidade dos TUB para jovens até aos 30 anos.

A gratuitidade nos TUB para jovens até aos 30 anos é uma das medidas que a JSD Braga vai apresentar à Câmara Municipal, no âmbito do desafio que lhe foi colocado de contribuir com propostas para as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o período 2023 a 2026.

Em comunicado enviado à Braga TV, a JSD refere que “seguindo o exemplo de grandes áreas metropolitanas no campo da mobilidade, o foco deve ser o da garantia de serviços de transporte público eficazes e acessíveis. Neste sentido e a fim de promover a rotina do uso destes meios, é importante que os mais jovens tenham um incentivo ao seu uso. A isenção da cobrança do passe em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga aos jovens até aos 30 anos permitirá incutir uma cultura de uso dos transportes públicos com impacto positivo na pegada ambiental e na redução do tráfego rodoviário a curto/médio prazo”.

Ana Macieira, líder da JSD, lembra que “em tempos onde a inflação atingiu níveis históricos, os mais jovens serão sempre os mais afetados com a mesma, motivo pelo qual toda e qualquer redução nas suas despesas quotidianas terão um grande impacto no seu presente e futuro”, frisando que “esta é apenas uma das várias propostas que a JSD vai enviar ao executivo municipal liderado por Ricardo Rio”.

Da lista de propostas da JSD destacam-se várias medidas para o acesso à habitação, redução de tarifas da água, alargamento da criação de salas de estudo e criação de novos espaços, voucher para a frequência de escolas de línguas e reforço no acesso à cultura para as gerações mais jovens.

Para a líder da JSD, estas são “medidas importantes para apoiar a emancipação jovem e a melhor formação dos jovens do concelho”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS