Os utentes do Centro D. João Novais e Sousa, em Braga, juntaram-se aos jovens do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ, para uma ação de controlo de espécies invasoras na praia de Ponte do Bico, no âmbito da candidatura da Bandeira Azul.
A iniciativa contou com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa e com do diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vitor Dias.
Na ocasião, Altino Bessa referiu que “a Bandeira Azul coloca o concelho num patamar de excelência em termos de praias fluviais. A atribuição deste ‘selo de qualidade’ atribui responsabilidades acrescidas pelo que se torna necessário consciencializar os bracarenses, sobretudo os mais novos, para a importância que os seus comportamentos e hábitos de vida podem representar para a proteção e manutenção do meio ambiente”.
Braga tem várias praias fluviais com o galardão Bandeira Azul, designadamente Adaúfe, Merelim São Paio e Ponte do Bico. Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
Segundo o vereador, “os jovens foram distribuídos pelas praias fluviais do concelho, onde desempenharam tarefas de verificação do cumprimento das normas constantes no regulamento de praia; sensibilização da comunidade para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; atividades de controlo de espécies invasoras e Limpeza e manutenção de parques de lazer”.
Este programa reveste-se de “grande importância” para o Município pois “permite uma utilização mais responsável destes espaços, nomeadamente ao nível do cumprimento de regras e respeito pelos ecossistemas aí instalados”.