Jovem de Braga vence concurso internacional de canto na França
Segunda-feira , Novembro 30 2020 Periodicidade Diária nº 2651
Principal / Braga / Jovem de Braga vence concurso internacional de canto na França

Jovem de Braga vence concurso internacional de canto na França

Ana Vieira Leite, soprano de Braga, venceu o Concurso Internacional de Canto Barroco de Froville, em França.

A final decorreu no sábado, no Château de Lunéville, onde a jovem bracarense de 25 anos ganhou o primeiro prémio no valor de 3.000 euros, tendo partilhado o pódio com os franceses Brenda Poupard e Léo Vermont Desroches.

Ana Vieira Leite afirmou que foi “muito gratificante” ter vencido este concurso internacional. “Ter conquistado o primeiro lugar significa uma grande conquista a nível pessoal, pois consegui ultrapassar um desafio numa altura muito estranha para os artistas. Foi um enorme desafio propor-me fazer um concurso num país que não é o meu e com artistas de um nível excelente”, disse a jovem soprano.

A bracarense orgulha-se de ter representado a bandeira de Portugal em França. “É um orgulho poder mostrar que, apesar de sermos um país pequeno, temos uma enorme representatividade nas artes no estrangeiro”, ressalvou.

Natural da freguesia de Palmeira, Ana Vieira Leite começou os estudos musicais na Conservatória de Música Calouste Gulbenkian de Braga com o violino quando tinha 5 anos. Aos 15 anos de idade,descobriu o canto com Liliana Coelho.

Licenciada em Canto, Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, Ana encontra-se em Genebra, na Suíça, onde terminou na quinta-feira o Mestrado na Haute École de Musique e pretende dar continuidade ao canto como atividade profissional na Suíça, França e Portugal.