Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoJosé Peixoto Lima visita Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto

José Peixoto Lima visita Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto

© CM Celorico de Basto

José Peixoto Lima visitou Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto. O autarca almoçou com os representantes dos alunos de todas as turmas da escola sede do Agrupamento de Escolas.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto olha para estas ações “como forma de fortalecer ainda mais a excelente relação que existe entre o Município e o Agrupamento de Escolas. Uma relação pautada por um interesse comum, a criação das melhores condições de ensino e aprendizagem para os nossos alunos”.

José Peixoto Lima mostrou-se “agradado” pela forma como foi recebido pelos “alunos, jovens curiosos e interessados na dimensão política muito por força da forma como as diferentes temáticas de cidadania são abordadas em contexto sala de aula”. “É muito agradável verificar que os alunos estão inteirados das mudanças políticas do Município, este interesse pela vida política e social é também fruto da forma como a escola aborda estas temáticas e envolve os alunos nas diferentes dimensões da comunidade. Não é um ensino circunscrito à sala de aula, mas versátil, e com alguma autonomia para a interação com a comunidade facultando um nível de ensino superior ao que era expectável. Neste aspeto, como em muitos outros, a nossa escola apresenta-se num patamar de excelência”, disse.

O edil conheceu também o curso profissional de Técnico de Restaurante/Bar, com o almoço a ser servido no Restaurante Pedagógico.

O autarca, e terminado o almoço, reuniu com a diretora e a sua equipa de trabalho, tendo abordado várias temáticas, inclusive a forma como será operacionalizada a municipalização da Educação, prevista já para o início de 2022.

A diretora do Agrupamento de Escolas salientou que “a seguir ao almoço aproveitámos a oportunidade e reunimos para acertar e definir prioridades de intervenção no âmbito do projeto educativo, áreas que estamos completamente alinhados, desde sempre. E, observamos a forma como vamos operacionalizar a transferência das competências na área da educação para o Município”.

Eduarda Alves, recordou que “Peixoto Lima conhece muito bem a realidade da dinâmica da escola, uma vez que integra há anos o seu Conselho Geral. Mostrou-se ainda agradada pela forma como os alunos receberam o Presidente, reconhecendo-o de imediato, “muito por força da forma como vamos desenvolvendo em contexto de escola, no âmbito da cidadania, a participação democrática”, aproveitando a oportunidade para desafiar o autarca a repetir esta iniciativa nas escolas básicas da Mota e de Gandarela conjuntamente com a visita aos jardins de infância, situação já definida.

O presidente da Câmara fez-se acompanhar pela vereadora da Educação, Maria José Marinho.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS