Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024
7.4 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesJosé Luís Carneiro visitou a Penha no 100.º aniversário da classificação como...

José Luís Carneiro visitou a Penha no 100.º aniversário da classificação como estância turística

© CM Guimarães

Neste domingo, a convite da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e pelo Juiz da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, visitou a Montanha da Penha, numa altura em que se comemora o 100.º aniversário da sua classificação como estância turística.

Domingos Bragança, reconhecendo o trabalho de transformação da Penha ao longo dos últimos 100 anos, demonstrou o apoio da Câmara Municipal de Guimarães à Irmandade, nomeadamente para as alterações necessárias para o licenciamento das suas obras de requalificação e em especial do Hotel da Penha. Referindo-se ao desenvolvimento sustentável do território, o edil partilhou o seu objetivo de unir num só Parque, o Parque da Cidade ao Santuário da Penha “O Parque da Paisagem Natural Protegida da Montanha da Penha”, disse o autarca.

José Luís Carneiro elogiou o trabalho desenvolvido na Penha e em Guimarães, reforçando a importância da prevenção no combate aos incêndios, quer através da limpeza dos terrenos, como da plantação de espécies autóctones, mais resistentes ao fogo que o eucalipto.

Durante a visita, o ministro teve a oportunidade de conhecer o plano de requalificação e preservação desenvolvido pela Irmandade da Penha, que tem sido fundamental para manter a região como um exemplo de boas práticas na prevenção de incêndios.

Recorde-se que a classificação da Penha como estância turística ocorreu há 100 anos, através do Decreto n.º 8894, de 5 de junho de 1923, assinado pelo então Ministro João Vaz Guedes. Esse marco histórico é motivo de orgulho para a Irmandade, que trabalha incessantemente para manter a Penha como um destino turístico de excelência.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES