Sábado, Abril 13, 2024
17.7 C
Braga
AtualidadePolíticaJosé Luís Carneiro realizou périplo pelas Câmaras do distrito de Braga

José Luís Carneiro realizou périplo pelas Câmaras do distrito de Braga

© PS

José Luís Carneiro fez um périplo pelos municípios do distrito de Braga onde reuniu com presidentes de Câmara e vereadores. O socialista esteve em Amares, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela.

Em Celorico de Basto, José Luís Carneiro esteve com José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal. “Foi possível constatar a importância de, em dezembro último, a Infraestruturas de Portugal ter avançado com a construção da Variante à EN210, em Celorico da Basto, uma obra desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representa um investimento de 11,7 milhões de euros e conta com uma extensão de 3,3 quilómetros. Esta obra, ansiada há vários anos pelas populações e pelos empresários da região, irá assegurar a melhoria das condições de acesso da zona de atividades económicas de Celorico de Basto aos principais eixos rodoviários, tendo como principais objetivos o reforço da mobilidade das populações e a promoção da atividade económica e a criação de emprego na região”, refere o Partido Socialista, em comunicado.

Já em Fafe, foram abordados “os desafios futuros do Município que devem contar com o apoio do Governo, nomeadamente, a requalificação do Tribunal de Fafe e a ligação da zona industrial de Regadas à A7”. Participaram nesta visita os deputados cabeça de lista pela Europa e fora da Europa, nomeadamente Paulo Pisco e Augusto Santos Silva, com os quais “foi abordado o estado da Rede Nacional de Museus da Emigração, uma vez que Fafe foi o primeiro Município português a criar um museu dedicado à temática e aderiu a esta Rede desde a primeira hora pela convicção que tem da importância de manter viva a memória dos movimentos migratórios e da nossa diáspora”.

Em Vila Verde, Júlia Fernandes recebeu os candidatos socialistas onde o tema central foi as acessibilidades. “Reconhecendo o investimento feito pela Infraestruturas de Portugal com a requalificação da EN101”, o Município afirmou ser “de extrema importância criar uma variante a esta estrada”. José Luís Carneiro deu a indicação de que “a obra está incluída no Plano Nacional de Investimentos 2030” e mostrou-se “disponível para dialogar com a IP para dar nota desta prioridade”.

“É preciso dotar os órgãos de decisão executiva de meios humanos de apoio correspondentes à responsabilidade acrescida que decorre do reforço de competências resultante do processo de descentralização. Para além deste impulso modernizador na organização administrativa, há também que encarar as autarquias locais como determinantes para a robustez da nossa democracia: são o patamar de governação que assegura um contacto mais direto e próximo aos cidadãos, que permite responder a muitas das suas aspirações quotidianas mais imediatas e que pode funcionar como laboratório de reforço e revitalização de práticas democráticas e de participação política”, sublinhou José Luís Carneiro.

O cabeça de lista do PS assumiu que “na próxima legislatura será concluído o processo de desagregação de freguesias iniciado com a Lei n.º 39/2021, de 24 de junho”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES