Sexta-feira, Abril 16, 2021
22.2 C
Braga
InícioEducaçãoJornadas da Ciência da Universidade do Minho com uma centena de oradores

Jornadas da Ciência da Universidade do Minho com uma centena de oradores

Universidade do Minho

As III Jornadas da Ciência da Universidade do Minho realizam-se de 8 a 10 de abril, através da rede online Zoom, com uma centena de oradores, vinte atividades e 450 participantes inscritos de todo o país.

A ciência na pandemia, no ambiente, nas artes, na comunicação e o papel da mulher são temas-chave da iniciativa. A organização cabe aos alunos de Ciências do Ambiente, Biologia e Geologia, Biologia Aplicada, Bioquímica e Química da UMinho, que trocaram as suas jornadas anuais de curso por este evento multifacetado.

A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 9:00, com a presidente da Escola de Ciências da UMinho, Manuela Côrte-Real, o presidente do Conselho Pedagógico daquela Escola, António Maurício, o presidente da Associação Académica da UMinho, Rui Oliveira, e a representante da comissão organizadora, Adriana Fernandes.

As sete palestras previstas vão mostrar a ciência em Van Gogh (Nuno Francisco, Escola Filipa de Vilhena), os ecomateriais inspirados na natureza (Raul Machado, UMinho), a valorização de recursos naturais nas autarquias (Milene Matos, Município de Lousada), tecnologia vs. ciência (José Palma-Oliveira, Universidade de Lisboa), a proteção da vida selvagem (Pedro Prata, Rewilding Portugal), a biomedicina (Eduardo Cavaco, Universidade da Beira Interior) e o mundo novo da edição genética (Mariana Sottomayor, Universidade do Porto).

Os 19 workshops vão abordar, por exemplo, o desenvolvimento de fármacos, os tumores, os microplásticos no ambiente, os peixes exóticos dos nossos rios, a vida liliputiana em gotas de água, os drones ou a cultura científica vs. filosófico-religiosa. Há ainda uma mesa redonda sobre o papel da mulher na ciência, com a astroquímica e pesquisadora de vida extraterrestre Clara Sousa Silva (MIT, EUA), as neurocientistas Clara Ferreira (Fundação Champalimaud) e Ana João Rodrigues, a bióloga Paula Sampaio, a bioquímica Sandra Paiva e o químico João Paulo André (todos da UMinho).

A comunicação da ciência vai ser debatida num painel formado por Camila Costa (Instituto Vital, Brasil), Cayetano Cánovas (Estação Biológica de Doñana, Espanha), Rute Pereira (Amazingchemist), Ana Delicado (Universidade de Lisboa) e Andreia Pacheco (UMinho). O programa prevê ainda a partilha de experiências de 25 antigos alunos, além de apresentações de 12 cursos em formato speed meeting, um momento Erasmus, um stand com várias empresas e uma noite de quizz com prémios, procurando assim dar uma visão transversal, inclusiva e global da ciência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS