Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioDesportoJogos Paralímpicos de Tóquio estão oficialmente abertos

Jogos Paralímpicos de Tóquio estão oficialmente abertos

© Federação Portuguesa de Atletismo

Realizou-se hoje a Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos, no Estádio Nacional de Tóquio, que contaram com a presença do imperador Naruhito. Os porta-estandarte da Missão Portuguesa foram Miguel Monteiro, campeão e recordista do mundo do lançamento do peso; e a jogadora de badminton de apenas 15 anos, Beatriz Monteiro. “Seguindo em frente, temos asas”, foi o lema que moveu estes atletas e a restante comitiva que participou no evento com um total de 55 elementos nacionais, 24 dos quais atletas.

Ao longo de 10 participações em Jogos Paralímpicos, nove das quais consecutivas, Portugal conquistou 92 medalhas, 53 das quais no atletismo, modalidade que este ano se apresenta com 10 atletas: Ana Filipe (Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira), no salto em comprimento (T20); Carina Paim (Sporting Clube de Portugal), nos 400 metros (T20); Cláudia Santos (Juventude Operária de Monte Abraão), no salto em comprimento (T20); Maria Odete Fiúza (Maratona Clube de Portugal), na maratona (T11); Cristiano Pereira (Casa do Povo de Mangualde), nos 1500 metros (T20); Hélder Mestre (individual), nos 100 e nos 200 metros (T51); João Correia (Centro de Atletismo de Santo Tirso), nos 100 metros (T51); Manuel Mendes (Vitória Sport Clube), na maratona (T46); Miguel Monteiro (Casa do Povo de Mangualde), no lançamento do peso (F40); e Sandro Baessa (Clube de Futebol de Oliveira do Douro), nos 400 e nos 1500 metros (T20).

Fazem parte da comitiva, os guias António Sousa e Vera Nunes (Maria Odete Fiúza), os técnicos assistentes desportivos Maria Correia (João Correia) e Ricardo Mestre (Hélder Mestre), o coordenador José Silva e os treinadores Anabela Leite, Ana Paula Costa, e João Amaral Mendes.

Atletismo tem início a 29 de agosto

O atletismo português tem a sua primeira participação agendada para 29 de agosto, precisamente com o porta-estandarte Miguel Monteiro, um dos favoritos na final de lançamento do peso, para assistir a partir das 18h57m (hora de Portugal).

Seguem-se, a 30 de agosto, Sandro Baessa e Catarina Paim, nas eliminatórias dos 400 metros T20, respetivamente às 3h48m e às 4h14m, provas com as finais agendadas para o dia 1 de setembro, às 3h06m e às 4h25m, respetivamente. Antes, a 31 de agosto, às 18h16, compete Hélder Mestre, nos 200 metros T51.

No dia 3 de setembro competem, nos 1500 metros T20, às 18h14m, Sandro Baessa e Cristiano Pereira. Depois, já 4 de setembro em Portugal, competem Ana Filipe e Cláudia Santos, no salto em comprimento T20, às 3h00m; e, às 4h46m, Hélder Mestre e João Correia disputam a final dos 100 metros T51.

A participação do atletismo português termina a 6 de setembro, com as prestações de Maria Odete Fiúza e Manuel Mendes, na maratona, às 14h50.

Saiba mais sobre a participação portuguesa no dossier da competição, cujos resultados nacionais poderão ser acompanhados no site e nas redes sociais da Federação Portuguesa de Atletismo.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS