
João Rodrigues, candidato da coligação “Juntos por Braga” à presidência da Câmara Municipal de Braga, reuniu com a ACFAB – Associação Cuidadores Familiares e Amigos de Braga.
Durante o encontro, a ACFAB propôs a criação de uma rede de apoio e suporte ao cuidador informal que integre as diversas instituições públicas e do terceiro setor de forma mais eficaz, para garantir que os cuidadores recebam o apoio necessário.
Em comunicado, João Rodrigues refere que manifestou “total apoio a esta proposta”, sublinhando que “a criação de uma rede de apoio é essencial para melhorar a qualidade de vida dos cuidadores e das pessoas que eles acompanham”.
“Com o aumento da longevidade e o consequente envelhecimento da população, cada vez mais pessoas irão assumir a função de cuidador – muitas delas sem se aperceberem disso. São pessoas que, por diversas razões, não reconhecem o papel vital que desempenham nem sabem que têm direitos e apoios disponíveis. Hoje, mais do que nunca, precisamos de uma abordagem integrada que não só ofereça formação e informação clara sobre os direitos e apoios, mas também que garanta momentos de descanso e apoio psicológico para que os cuidadores possam continuar a desempenhar essa função com dignidade e qualidade de vida”, afirmou João Rodrigues.
O candidato disse que “as câmaras municipais têm um papel fundamental na articulação entre as diversas entidades envolvidas, garantindo que os cuidadores tenham acesso rápido, fácil e direto ao apoio necessário”.
“A criação desta rede de apoio ao cuidador informal é uma prioridade. Braga tem condições para ser elemento centralizador desse processo, criando uma cidade que não só reconhece a importância do cuidador, mas que também oferece soluções concretas e eficazes para quem cuida, reforçando a centralidade do seu Plano para a Longevidade nos próximos anos”, acrescentou.
João Rodrigues garantiu à ACFAB que o seu programa eleitoral “incluirá medidas específicas para apoiar os cuidadores, promovendo uma abordagem transversal e complementar da atuação municipal com o objetivo de melhorar as condições de quem cuida, desde a formação até ao acesso a momentos de descanso e informações sobre os apoios disponíveis”. “Este é um compromisso que assumo com todos os cuidadores de Braga, sejam eles formais ou informais. A nossa cidade merece um programa de apoio robusto e eficaz para aqueles que desempenham esta função essencial”, concluiu.