
João Rodrigues, candidato à Câmara Municipal de Braga pela coligação Juntos por Braga, marcou presença no Enterro da Gata 2025.
Acompanhado por vários antigos presidentes da Associação Académica da Universidade do Minho, o candidato jantou com o atual presidente da AAUM, Luís Guedes, que guiou a visita pelo recinto e partilhou alguns desafios e ambições da academia.
Durante a visita ao Gatódromo, no Forum Braga, João Rodrigues elogiou “o dinamismo da AAUM e a energia contagiante dos milhares de estudantes que, ano após ano, fazem do Enterro da Gata um momento único de celebração, identidade e tradição académica”.
“O Enterro da Gata é uma das maiores expressões da vitalidade da nossa juventude e da força da academia minhota. Braga tem um enorme orgulho na Universidade do Minho e na sua Associação Académica, que ao longo dos anos tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento social, económico e cultural da cidade. Não seriamos o mesmo território sem estes milhares de estudantes”, referiu.
O candidato sublinhou que “o Município de Braga tem sido, nos últimos anos, um parceiro ativo da AAUM para a realização do Enterro da Gata, e, além disso, tem apoiado diversos projetos culturais e desportivos da academia, bem como reforçado a colaboração institucional em áreas estratégicas como a inovação, empreendedorismo e juventude”.
“Enquanto futuro Presidente da Câmara Municipal, reafirmo o meu compromisso com esta parceria. A maior festa de estudantes do Minho vai continuar a contar com o nosso apoio e auxílio, seja na promoção da segurança, da qualidade do recinto, da sustentabilidade ou da valorização cultural deste evento”, garantiu.
João Rodrigues dirigiu também uma mensagem aos estudantes finalistas. “Desejo a todos os finalistas a maior sorte nesta nova etapa. Espero que muitos possam ficar em Braga, e contribuir com o seu talento para fazer da nossa cidade o seu lugar de vida e de futuro. Braga precisa e quer contar com os seus jovens. Obviamente, para todos aqueles que agora saem de Braga ou regressam às suas terras, espero que voltem muitas vezes e se sintam verdadeiros Bracarenses. Serão sempre bem-vindos”, disse.