Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioBragaJoão Barrento distinguido em Braga com Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e...

João Barrento distinguido em Braga com Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva

João Barrento recebeu esta quinta-feira o Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga.

Na cerimónia de entrega do prémio, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou o percurso notável de João Barrento, docente universitário, ensaísta e tradutor. “Para o Município de Braga é um privilégio poder associar-se à atribuição deste prémio, com a generosidade do batismo que Vítor Aguiar e Silva concedeu”, referiu o edil.

O autarca salientou que a parceria com a Associação Portuguesa de Escritores vem dar continuidade a um trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos, sendo ainda “testemunho do compromisso de Braga para com a literatura e com os autores através dos inúmeros projetos que o Município desenvolve”.

© CM Braga

A atribuição do prémio a João Barrento, deliberado por unanimidade pela direção da Associação Portuguesa de Escritores, é justificado pelo “percurso notável do autor, seja nomeadamente enquanto académico e cronista no espaço mediático ao longo de muitos anos, seja pelo brilho incomum das suas traduções de grandes poetas e da ação no Espaço Llansol, a todos os títulos modelar. João Barrento é uma personalidade maior da cultura portuguesa contemporânea”.

O Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga, foi apresentado em 2021. A cada dois anos atribuirá aos mais proeminentes poetas, ficcionistas e ensaístas portugueses um prémio de 20.000 euros.

Este prémio, cuja primeira edição foi em 1992, mas suspenso em 2017, já distinguiu Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Saramago, Óscar Lopes, José Cardoso Pires, Eugénio de Andrade, Urbano Tavares Rodrigues, Mário Cesariny de Vasconcelos, Vítor Aguiar e Silva, Maria Helena da Rocha Pereira, João Rui de Sousa, Maria Velho da Costa e Manuel Alegre.

Em 2021, após um desafio lançado à Câmara Municipal de Braga, associou-se à anterior designação o nome de Vítor Aguiar e Silva, antigo professor catedrático da Universidade do Minho, reconhecido ensaísta e vencedor dos prémios Vida Literária em 2007 e do Prémio Camões em 2020, entre outras distinções.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS