Sexta-feira, Abril 19, 2024
24.4 C
Braga
BragaJá são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Braga “Tu...

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Braga “Tu Decides!”

© CM Braga

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Braga. Equipar uma sala técnica de rádio, divulgar a prática do boxe olímpico como forma de combater o insucesso escolar, a exclusão e o bullying, e a realização de um festival destinado a animais foram as três propostas vencedoras do “Tu Decides!”.

Nesta edição do “Tu Decides” votaram 3.878 jovens que, desta forma, decidiram o destino a dar aos 75 mil euros que o Município de Braga alocou a esta iniciativa. No total foram apresentadas 25 propostas, das quais 23 passaram à fase de votação.

Na apresentação dos projetos vencedores, realizada esta terça-feira, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, sublinhou a importância do Orçamento “Tu Decides!” como forma de promover uma cidadania ativa e participada por parte dos jovens bracarenses.

Sameiro Araújo destacou a “diversidade e qualidade dos projetos apresentados”, assim como a “forte adesão dos jovens ao processo de votação, quer online, quer na votação presencial em 17 escolas”.

Promovido pelo Município de Braga em cooperação com o Conselho Municipal da Juventude, o Orçamento “Tu Decides!” é uma iniciativa de natureza participativa, que desafia os mais jovens do concelho a apresentarem as suas ideias e projetos, estimulando a democracia participativa e impulsionando o contributo dos mais jovens para o desenvolvimento da sai cidade.

Para o “Tu Decides!”, está disponível o montante global de 75 mil euros, que serve de alavanca para que os jovens se mobilizem e pensem de que forma é que o Orçamento Participativo Jovem pode contribuir, através das suas ideias e projetos, para melhorar algo na sua zona de residência, na sua comunidade, na sua cidade.

Recorde-se que podem participar no Orçamento “Tu Decides!”, os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos que sejam residentes, estudantes e/ou trabalhadores no concelho de Braga.

Projetos vencedores

  • DonaRadio 2.0 | 670 votos

A proposta DONARÁDIO 2.0 pretende equipar uma sala técnica de rádio, com equipamento de distribuição interna e externa de som e imagem, para difusão da Rádio Escolar. Sendo a Escola D. Maria II referência no ensino bilingue para alunos surdos, com este equipamento o objetivo é propiciar a integração e a inclusão dos alunos com deficiência auditiva, promovendo a participação e o envolvimento de todos, nomeadamente através da tradução dos conteúdos orais para língua gestual portuguesa (LGP), que será projetada em vários espaços físicos da escola em écrans plasma.

  • “Das ruas para o ringue” | 531 votos

A proposta DAS RUAS PARA O RINGUE pretende criar no Município de Braga uma rede de apoio para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais, através da modalidade do boxe olímpico.

Pretende-se que, através desta rede, se possam trabalhar valores de cidadania junto dos mais novos, assim como criar um meio para combater o insucesso escolar, a exclusão social e o bullying, tanto nas escolas como em todos os bairros da cidade.

  • Animais Abandonados: o lado sombrio da cidade! | 494 votos

A proposta ANIMAIS ABANDONADOS: O LADO SOMBRIO DA CIDADE! pretende realizar um festival para celebrar a vida animal, promovendo a consciencialização e o respeito pelos animais. O festival contará com o desenvolvimento de várias atividades, nomeadamente: um mercado animal, onde se poderão encontrar artigos variados para os animais de estimação; uma exposição fotográfica de animais selvagens e domésticos; palestras e oficinas; um passeio animal; e um jantar beneficente com pratos vegetarianos e veganos. A receita arrecadada com o evento reverterá a favor de uma organização de proteção animal.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES