Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioBragaJá pode visitar o Bom Jesus de Braga sem sair de casa

Já pode visitar o Bom Jesus de Braga sem sair de casa

DR

A Confraria do Bom Jesus de Braga disponibiliza uma nova ferramenta para divulgar e valorizar o Santuário do Bom Jesus, mais concretamente a Basílica. Desde a semana passada que está disponível no site da Confraria do Bom Jesus uma visita virtual guiada.

O trabalho foi desenvolvido, em colaboração, com a empresa YSPACE3D e procura diferenciar-se dos trabalhos já existentes, pois, para além da visualização do interior e exterior da Basílica em 3D, poder-se-á ver todas as informações relativas ao objeto da visita.

O presidente da Confraria, Cónego Mário Martins, refere que se trata de “mais uma ferramenta inovadora que permite a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, via internet, visitar pormenorizadamente o exterior e interior da Basílica”.

“Esta aplicação permite, também, não só aos curiosos conhecerem o Bom Jesus, como às escolas poderem trabalhar este património Mundial com os seus alunos, através de aulas e trabalhos mais interativos”, acrescenta.

“A visita virtual, sendo uma forma de comunicar, interagir e dar a conhecer a beleza e riqueza de um espaço Património Mundial a todas as pessoas, permite ao visitante fazer uma experiência aproximada à de uma visita presencial, na qual se pode escolher onde começar ou parar, que objetos ver e que percurso realizar, disponibilizando orientações que ajudam o visitante a tirar o melhor partido da sua visita, com informações sobre aspetos artísticos e litúrgicos e tem em consideração os vários públicos e os seus diversos interesses”, salienta.

Segundo o presidente da Confraria, trata-se de “uma ferramenta que sublinha a dimensão religiosa de um espaço que, no percurso e conteúdo apresentados, propõe uma oportunidade de reflexão e interioridade, de transmissão da mensagem evangélica, em todo o seu esplendor”.

O Cónego Mário Martins considera que a Visita Virtual Guiada à Basílica do Bom Jesus “é essencial para um Bem Património Mundial da UNESCO, um espaço sem fronteiras, capaz de criar um diálogo virtual com o visitante, dando-lhe uma visão dinâmica, multidisciplinar e um contacto interativo com o espaço”.

A Confraria do Bom Jesus de Braga, apresenta, assim, uma nova visão, ou conjunto de novas visões, sobre a sua monumental Basílica. Apesar de todas as vantagens apresentadas, para o presidente da Confraria, a prioridade “será sempre estimular a curiosidade para uma visita presencial à Basílica e a toda a área da estância do Bom Jesus, sempre que possível”.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS