Quarta-feira, Julho 9, 2025
24.5 C
Braga
BragaJá cheira a São João de Braga

Já cheira a São João de Braga

Este ano, o São João de Braga contará com mais de uma centena de vendedores ambulantes, distribuídos pelas principais artérias da cidade e pelo Parque da Ponte.

© Associação de Festas de São João de Braga

De 17 a 24 de junho, os Quadros Bíblicos nas margens do Rio Este servem de inspiração das Festas de São João de Braga, que voltam a encher a cidade de festa, tradição e devoção.

Este ano, o São João de Braga contará com mais de uma centena de vendedores ambulantes, distribuídos pelas principais artérias da cidade e pelo Parque da Ponte, bem como cerca de 30 divertimentos, instalados no Forum Braga. Os espaços já deliciam miúdos e graúdos, com opções que vão das tradicionais farturas e sardinhas até aos carrosseis e jogos populares. “O Parque da Ponte tem registado procura acima do normal num São João que promete ser inesquecível. Os preparativos para as Festas da cidade fazem-se sentir nos restaurantes tradicionais instalados neste local que já se encontram em pleno funcionamento e proporcionam o sabor típico desta época festiva. Também não faltam as indispensáveis bifanas e farturas, que marcam presença nas ruas e deliciam todos os que se juntarem a esta celebração”, refere a Associação de Festas.

A Associação de Festas de São João de Braga, em parceria com a Associação Empresarial de Braga, tem incentivado a criação de arraiais tradicionais que, na noitada de São João, vão garantir a animação das ruas da cidade, com sete arraiais populares. São eles o Arraial da Praça da República, da Rua de São João, da Rua D. Paio Mendes e da Rua Gonçalo Sampaio, bem como os espaços tradicionais A Brasileira, a Lusitana e o Café Sta. Cruz.

Ano após ano, a Associação de Festas de São João de Braga reforça o seu compromisso com a preservação da expressão popular, reconhecendo que as mais antigas festas populares do país se fazem “de pessoas para pessoas”. Nesse sentido, continua a investir na valorização dos arraiais populares tradicionais e da cultura local. Em simultâneo, até quarta-feira, dia 11 de junho, às 12:00, estará a decorrer um concurso para exploração da Praça do Pópulo que voltará a receber o “São João Pop’ular”, como after-party sanjoanino. Os interessados devem submeter a sua candidatura dentro do prazo indicado, conforme informações partilhadas no site oficial.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES