Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
EducaçãoIPCA abre portas a centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais

IPCA abre portas a centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais

© IPCA

O IPCA vai voltar a abrir as portas nos dias 26 e 27 de abril com a organização de mais uma edição do Open IPCA. Para esta 9.ª edição, são esperados mais de 1500 estudantes de escolas secundárias e profissionais dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Campus, visitar os espaços e infraestruturas do IPCA, bem como laboratórios e oficinas e conhecer recursos e serviços em prol de uma melhor experiência.

Nos dois dias abertos, os participantes vão viver de perto o ambiente do ensino, da investigação e da vida académica. Conhecer o IPCA de uma perspetiva integral, nomeadamente a oferta educativa que através das várias atividades dinamizadas pelas escolas e unidades da instituição podem experienciar workshops, palestras, feiras entre outras dinâmicas.

Acompanhados pelos seus professores, os estudantes vão ter a oportunidade de ser recebidos pelos grupos académicos do IPCA e interagirem com a comunidade estudantil que, além de os ajudar na realização das atividades, vão também dar o seu testemunho e esclarecer dúvidas sobre o que é ser estudante nesta Instituição. A visita será realizada por área de interesse dos visitantes.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostra-se satisfeita por voltar “a ver a casa cheia”. “O Open IPCA torna-se fundamental na missão do IPCA. Não só no que se refere à captação de novos estudantes e de potenciais candidatos, mas também na aproximação que este evento tem da academia à sociedade”, refere.

Eduarda Gomes, estudante do IPCA, será guia no Open IPCA pela primeira vez. “Vão ser dois dias memoráveis. Eu sou embaixadora do IPCA, costumo dar o rosto pela instituição em feiras e divulgações nas escolas. Mas receber os estudantes no Campus, guiá-los e passar o meu testemunho é uma experiência gratificante”, refere a embaixadora.

O programa já é conhecido e, entre as várias atrações e atividades a realizar estão agendados vários jogos interativos levados a cabo pela escola de tecnologia; visitas aos laboratórios de design organizados pela escola de design; simuladores de gestão e quizz’s que valem prémios ao cargo da escola de gestão; showcookings e feiras de marketing sob alçada da escola de hotelaria e turismo e visita à oficina de mecânica e CNC (Controlo Numérico Computadorizado) e metrologia dinamizada pela escola técnica superior profissional.

Este ano, a feira leva algumas novidades avançadas pela presidente da Comissão do Open IPCA, Oscarina Conceição. “A grande novidade deste ano é a feira na sala 24 que conta com a RUN, com o gabinete de relações internacionais, com o gabinete de emprego e empreendedorismo, com o gabinete de inovação pedagógica e com o Europe Direct de forma a dar a conhecer aos visitantes as potencialidades que vão encontrar no IPCA”, afirma.

O programa completo está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES