Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.3 C
Braga
AtualidadeInvestigaçãoInvestigadores da UMinho vencem prémio na Colômbia

Investigadores da UMinho vencem prémio na Colômbia

© UMinho

Uma equipa do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da UMinho venceu o prémio de melhor artigo científico (Best Paper Award) na International Conference on Sustainable Smart Cities and Territories, que decorreu em Manizales, Colômbia. O evento reuniu cerca de 150 especialistas de todo o mundo em torno dos desafios de cidades e territórios inteligentes e a sua interligação com a inteligência artificial.

O trabalho distinguido, “A conversational agent for smart schooling: a case study on k-12 dropout risk assessment”, foi apresentado pela investigadora Dalila Durães, que é também professora do Departamento de Informática da UMinho. O prémio resulta do projeto “Hello: plataformas inteligentes para o combate ao insucesso escolar”, liderado na UMinho pelo professor Paulo Novais e financiado pelos programas Compete/Portugal 2020 e FEDER.

O objetivo é desenvolver uma plataforma inteligente com uma abordagem educativa integrada e inovadora, assente nas relações aluno, escola, família e comunidade. Pretende ainda acompanhar o aluno de forma integrada, sinalizando comportamentos de risco, enquanto permite introduzir recomendações personalizadas à situação ao nível do desempenho e comportamento do aluno, ajudando a promover o sucesso escolar. O projeto envolve também a empresa Codevision (coordenadora) e a Universidade Católica.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES