Segunda-feira, Abril 22, 2024
17.3 C
Braga
BragaInvestBraga já prepara próxima feira da AGRO

InvestBraga já prepara próxima feira da AGRO

A próxima edição está já marcada para 3 a 6 de abril de 2025.

© InvestBraga

A 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação atraiu uma afluência recorde de 50.669 visitantes no Altice Forum Braga, ao longo dos quatro dias do evento. A próxima edição está já marcada para 3 a 6 de abril de 2025.

O fenómeno da AGRO foi destacado por Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga. “Tivemos a presença de público proveniente de municípios como Porto, Barcelos, Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo e também da Galiza”, disse.

Os resultados de um inquérito de satisfação conduzido no final do evento revelaram não apenas a proveniência geográfica dos visitantes, mas também a sua nacionalidade, com os portugueses a liderar o pódio, seguidos de perto pelos brasileiros e espanhóis.

Como habitual, os três primeiros dias do evento foram dominados por visitantes profissionais, representando cerca de 26% do total, provenientes de áreas como construção civil, maquinaria agrícola, veterinária, horticultura, agropecuária e florestal. Destaca-se ainda a presença de 4827 crianças, provenientes de 73 escolas do distrito de Braga, nos dias 21 e 22 de março.

Durante os quatro dias do evento foram realizadas 13 conferências nas salas polivalentes do Altice Forum Braga, proporcionando insights sobre os desafios e oportunidades no setor agrícola. Estas sessões, organizadas por 11 entidades, contaram com a participação de cerca de 996 pessoas. No pavilhão foram conduzidos cerca de 27 showcookings por 12 expositores, com a colaboração de 7 produtores de vinho.

No inquérito conduzido, os concursos pecuários foram destacados como favoritos, seguidos pela mostra de expositores, que serviu como uma plataforma para apresentar as mais recentes inovações, produtos e serviços do setor. A exibição de maquinaria agrícola ocupou o terceiro lugar, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar tecnologias avançadas para aumentar a eficiência nas operações agrícolas.

José Olímpio, diretor operacional, atribui parte do sucesso dos concursos pecuários ao facto de terem recebido mais de 500 animais. “É um fenómeno que em cada edição atrai milhares de visitantes que procuram assistir a estes desfiles. Uma das grandes atrações que despertou o interesse dos visitantes da feira foi a presença do melhor exemplar de sempre da Raça Minhota. Este ano, durante os quatro dias do evento e também no concurso de sexta-feira, tivemos connosco o Zeus, que atraiu milhares de pessoas curiosas para ver de perto o animal com cerca de duas toneladas e dois metros de altura”, destaca.

Outra grande aposta deste ano foi o espetáculo de cavalos, realizado no picadeiro instalado no patamar superior da feira. Cerca de 17 workshops e atividades, especialmente direcionados para crianças, também conquistaram a preferência do público. Com passeios de charrete, manejo e batismo a cavalo, workshops de sementeiras, criação de sacos de cheiro ou construção de hotéis para insetos, estas atividades afirmaram a 56.ª edição da AGRO como um evento cada vez mais orientado para as crianças.

Outra das novidades, a exposição de alfaias agrícolas, instalada no 1.º piso do pavilhão do Altice Forum Braga, ofereceu uma visão abrangente dos equipamentos e ferramentas agrícolas do passado.

Henrique Martins, responsável comercial, salientou que “os seminários e conferências, os showcookings e workshops, os restaurantes DOP e as áreas de alimentação também encantaram os visitantes, proporcionando experiências educativas e gastronómicas diversificadas com produtos tradicionais do setor”.

“As ferramentas digitais aliadas aos meios de comunicação offline como os cerca de 20 outdoors distribuídos pela cidade de Braga e Galiza, a publicidade nos jornais locais, os flyer na caixa de correio e ainda a parceria ativada nas principais superfícies comercias de Braga, como o Nova Arcada, Braga Parque e Minho Center, tornaram-se meios importantes para conseguir elevar esta feira a um patamar diferente, alcançando público de outras localidades, mas acima de tudo do país vizinho”, afirma Carlos Silva.

Já em preparação para a próxima edição, a InvestBraga iniciou o processo de comercialização dos espaços disponíveis para a edição de 2025 da AGRO, oferecendo vantagens aos expositores que garantam a sua presença até 31 de maio. “O nosso objetivo, mesmo durante o decorrer do evento atual, é começar desde já a preparar a próxima edição, analisando os pontos de melhoria,  que visam atrair clientes e expositores oferecendo vantagens, desde já, no processo de pré-venda”, destacou Carlos Silva.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES