Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
BragaInvestBraga assinalou 10.º aniversário com maior Semana da Economia de sempre

InvestBraga assinalou 10.º aniversário com maior Semana da Economia de sempre

O balanço dos 10 anos de atividade da InvestBraga revelou os dados crescentes da economia do Município.

© InvestBraga

A sétima edição da Semana da Economia é a maior de sempre. O balanço dos 10 anos de atividade da InvestBraga revelou os dados crescentes da economia do Município em que Braga é classificado como top 10 do crescimento económico da Península Ibérica e regista exportações que a colocam como terceiro concelho mais exportador no país, no valor de 2.832.539.563 euros, o que representa 3,65% das exportações portuguesas.

O Fórum Económico decorreu esta terça-feira, no grande Auditório do Forum Braga. A sessão de abertura foi conduzida por Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, que afirmou a Semana da Economia de Braga como “uma iniciativa de grande impacto na região, que envolve toda a comunidade empresarial e industrial de Braga, o ecossistema das startups e vários parceiros estratégicos da nossa instituição”.

Este evento, promovido anualmente pela InvestBraga e pelo Município de Braga, conta com a participação de uma vasta rede de organizações que operam nos mercados internacionais a partir de Braga.

Neste ano celebra-se o décimo aniversário da InvestBraga, um período marcado por um impacto significativo no desenvolvimento económico da região. Carlos Silva destacou a importância das contribuições nas conferências da Semana da Economia, que “são fundamentais para a partilha de conhecimento e criação de networking”, reforçando as “vantagens competitivas de Braga no panorama internacional e a sua capacidade de atração de investimento”. “Os embaixadores empresariais inovam e agregam valor para os mercados mais exigentes”, reforça Carlos Silva.

Esta edição é a maior de sempre, com mais empresas, mais conferências internacionais, mais iniciativas e empresas a testar tecnologia. O programa extenso, com iniciativas no Forum Braga, é um convite a participar em todas as talks, na Mostra Empresarial e na Feira Qualifica-te. Carlos Silva prestou uma homenagem aos que considera serem os responsáveis pelo sucesso desta década. “Este é um espaço para prestar homenagem às empresas, aos bracarenses, mas, mais importante, aos colaboradores, o ativo mais importante do ecossistema da região. Foram 10 anos em que a InvestBraga se colocou numa posição de excelência”, sustenta. 

Foram apresentados pelo presidente do Município de Braga os números mais recentes de desenvolvimento e crescimento de Braga, e projetos estratégicos que “têm permitido que hoje Braga esteja entre as cidades de maior referência a nível internacional enquanto Cidades de Futuro”. “Nesta edição, não fazemos apenas um balanço do último ano, mas também dos últimos 10 anos de atividade da InvestBraga”, refere o autarca.

Desde o primeiro ano de trabalho, Ricardo Rio declara que “desenvolver a empresa de dinamização económica serviu para proporcionar aos cidadãos mais oportunidades, aproveitando os recursos do tecido bracarense, o académico e empresarial. Só com uma estrutura profissional, dedicada, poderíamos chegar aos centros económicos, posicionando Braga como um agente competitivo nacional e internacional. Queríamos colocar Braga nos radares mundiais”.

A estratégia traçada até 2026 concentra-se no mote “Invented/Designed in Braga ”, tornando a cidade “num centro diferenciado na fixação e  projeção de talento”. O concelho regista, mais um ano, um crescimento económico superior a Portugal e Espanha, colocando-se, assim, no top 10 da Península Ibérica. Contribuindo para esta posição está o crescimento do emprego, que regista os 500 postos por ano.

Braga está na terceira posição de concelhos com maior volume de exportação, logo atrás de Lisboa, com 8328 milhões e Palmela, com 3559 milhões de euros. Em quarto lugar surge Vila Nova de Famalicão e em quinto Setúbal.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES