Sábado, Janeiro 29, 2022
16.1 C
Braga
InícioBragaInstituto de Educação da UMinho comemora 46 anos

Instituto de Educação da UMinho comemora 46 anos

Universidade do Minho

O Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) assinala esta sexta-feira, 10 de dezembro, o seu 46º aniversário numa sessão solene que vai acontecer a partir das 14:30 no auditório do Centro Multimédia do IE, no edifício 13 do campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia vai contar com as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do IE, Leandro Almeida, e dos representantes dos estudantes do Instituto de Educação. Fazem ainda parte deste momento solene de celebração dos 46 anos do Instituto de Educação a entrega do “Prémio Almedina” e uma homenagem aos docentes aposentados.

Do programa das comemorações que arrancou na segunda-feira fazem parte algum eventos integrados que congregam momentos de debate, palestras e atividades culturais que celebram “45 anos de Educação na Universidade do Minho”. As celebrações iniciaram-se com uma retrospetiva dos 45 anos de história do ensino no Instituto de Educação. As sessões destacaram ainda a investigação produzida no Instituto de Educação com destaque para o Centro de Investigação em Estudos da Criança e o Centro de Investigação em Educação. Hoje, dia 9 de dezembro, pelas 10h00, será abordada “A extensão universitária do Instituto de Educação – 45 anos de história” que pretende analisar a interação do Instituto com a sociedade. Da parte da tarde, às 14:30, irá ser discutida “A internacionalização do Instituto de Educação” numa sessão que contará com a presença online do secretário de Estado de Angola, Eugénio Silva, da socióloga e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, Sheila Kahn, e do dirigente do Instituto Camões, António Torres. A sessão será moderada por Natália Fernandes, do Instituto de Educação.

Não sendo possível assegurar a presença física de todos, a cerimónia será transmitida em direto através da plataforma Zoom.

O Instituto de Educação da UMinho tem cerca de 1289 alunos e 76 docentes doutorados. A sua oferta educativa inclui licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas de estudos da criança, formação de educadores e professores, ciências da educação e interfaces de educação e desenvolvimento humano. Possui duas unidades de I&D: o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e o Centro de Investigação em Educação (CIEd). O ensino, a pesquisa e a interação com a sociedade têm sido pretexto para uma cooperação internacional intensa, com projetos que se estendem a Timor, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil, além de parcerias relevantes com países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS