
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho assinala o seu 47.º aniversário na próxima quarta-feira, dia 8 de novembro, com uma sessão solene a partir das 10:00, na sala de atos do seu edifício, no campus de Gualtar, em Braga.
O programa abre com as intervenções da presidente do ICS, Paula Remoaldo, e da vice-reitora para a Cultura e Território da UMinho, Joana Aguiar e Silva. Segue-se a Roda de Conversa com Estudantes, com a participação da Margarida Isaías (Presidente da AAUMinho) e estudantes do ICS. A moderação cabe a Luís Miguel Loureiro, docente do ICS.
A cerimónia inclui uma homenagem aos professores catedráticos Manuela Martins e Moisés de Lemos Martins, bem como ao colaborador já aposentado Fernando Antunes. Preveem-se ainda atividades paralelas de comemoração, como a plantação de árvores e a inauguração do Mural da Revolução, numa proposta instigadora que acompanhará o ICS ao longo do ano letivo, havendo no final o corte do bolo de aniversário e um Porto de honra.
O ICS nasceu há 47 anos e é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). Integra 89 docentes, 24 investigadores, 13 funcionários e 1657 estudantes, distribuídos por seis licenciaturas, nove mestrados e seis programas doutorais. Está organizado em quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia –, além de quatro centros de investigação: o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho; e os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-Nova/UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho).