Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.3 C
Braga
InícioBragaInscrições abertas para o IX Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

Inscrições abertas para o IX Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

© CM Braga

Já estão abertas as inscrições para o IX Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga. O evento, que se assume como uma marca distintiva da dinâmica cultural bracarense, pela visibilidade que dá à música e às bandas filarmónicas junto das comissões de festas de todo o país, irá decorrer nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório do Espaço Vita.

Nesta edição, o concurso passa a ter duas secções, com os seguintes limites de músicos inscritos por banda, sendo a 1ª secção de um máximo de 85 músicos e a 2ª secção de um máximo de 65 músicos.

Organizado pelo Município de Braga, com a colaboração da Associação de Festas de São João; a Afinaudio e a Sons do Clássico, o concurso terá um limite de bandas participantes de 6 para a 1.ª secção e de 8 para a 2.ª secção.

As inscrições decorrem até 10 de setembro. O processo de admissão ao concurso inicia-se com o preenchimento da ficha de pré-inscrição, disponível no site do Município ou aqui. A ficha deverá ser enviada através do e-mail [email protected], devidamente preenchida em todos os campos e assinada. As normas concursais estão disponíveis no portal do Município ou aqui.

Além de uma peça de aquecimento e de uma peça livre, todas as bandas terão que interpretar uma peça obrigatória. No que diz respeito à primeira secção a peça obrigatória é “Manhattan Symphony”, do compositor serge Lancen (1922-2005). Para a segunda secção, a peça obrigatória é “Braga por um Canudo” composta pelo compositor Samuel Pascoal.

O Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga tem como objetivo apoiar as bandas filarmónicas nacionais e estrangeiras, com exceção de bandas ou orquestras de sopros profissionais, académicas, militares ou militarizadas, sendo atribuídos prémios aos três primeiros classificados das duas secções: o Prémio “Batuta de Prata”, ao maestro com pontuação mais elevada e a entrega do registo em CD da participação a todas as bandas.

O lançamento deste concurso permitirá ao Município de Braga relançar as bandas filarmónicas, consolidar a sua atividade, potenciar os conteúdos artísticos, contribuir para a dinamização das bandas filarmónicas no campo do mercado editorial, combater o risco de perda e o desalento como consequência do principal quadro de fragilidade que reside, bem como promover a fruição pública como elemento enriquecedor do ponto de vista cultural, musical e identitário.

Este concurso tem vindo a registar um crescimento sustentado, constituindo-se já como uma imagem de marca do concelho. Além de contribuir para a formação de públicos e dar visibilidade à música filarmónica, o evento tem o condão de divulgar o trabalho fundamental que as bandas realizam enquanto centros de ensino da música, reforçando a importância que estas instituições têm no desenvolvimento cultural das regiões onde estão inseridas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS