Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioBragaIniciativa Liberal visitou Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga

Iniciativa Liberal visitou Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga

© Iniciativa Liberal

Após ter sido apresentado e aprovado por unanimidade na última Assembleia Municipal de Braga um voto de congratulação à Corporação dos Bombeiros Voluntários e à Companhia de Bombeiros Sapadores, a Iniciativa Liberal reuniu com as duas corporações de bombeiros da cidade.

No dia 3 de outubro, Bruno Miguel Machado, deputado municipal, acompanhado por Jesus Caldas e Eduardo Pereira, dirigentes da Iniciativa Liberal, foram recebidos pela Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, tendo como objetivo conhecer suas dificuldades e necessidades, nomeadamente ao nível de meios e recursos humanos, bem como para perceberem como decorreu o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.

O presidente da Direção, Capitão António Ferreira, referiu que as viaturas que possuem “são antigas mas têm combatido fogos em outros concelhos”. O gasóleo “também está muito caro” e precisam de reformar as viaturas que estão ao serviço. O presidente acrescentou ainda que uma viatura de combate ao fogo “custa mais de 300 mil euros” e que necessitam de uma viatura ligeira que chegue rápido a um incêndio, investimento esse que deverá rondar os 60 mil euros. No decorrer da reunião, o responsável informou ainda que o novo quartel deverá ser uma realidade já no próximo ano.

O capitão quis salientar que há corporações que têm dezenas de milhares de associados enquanto que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Braga apenas têm apenas “cerca de dois mil e quinhentos associados”, desempenhando um trabalho meritório de proteção e socorro à sociedade.

O comandante Pedro Ribeiro salientou que o combate aos incêndios rurais correu “bastante bem” ao nível do concelho de Braga, tendo a corporação se deslocado inúmeras vezes para auxiliar os concelhos vizinhos e bem como um pouco por todo o país.

No dia 4 de outubro, a comitiva liderada por Bruno Machado e composta por Jesus Caldas e Rui José, na companhia do Comandante Nuno Osório, visitou as instalações do Quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, onde tiverem a oportunidade de conhecer os novos meios da companhia, designadamente um novo veículo de combate a incêndios urbanos, que custou 300 mil euros, além de uma autoescada e uma viatura elétrica para transporte de cadáveres, num investimento total de quase 600 mil euros.

O comandante da corporação informou ainda que o Município vai avançar com um procedimento concursal para contratar mais bombeiros, “única lacuna” que aponta na organização que lidera. Garantiu que atualmente tem uma companhia “qualificada e com boas condições de resposta”, sendo que se encontram permanentemente em formação.

Quanto ao balanço do período crítico, corroborou a informação veiculada pelo seu colega comandante dos Bombeiros Voluntários.

A Iniciativa Liberal de Braga referiu que “apoia e continuará a apoiar os Bombeiros da cidade, tal como outras organizações que tem trabalhado para garantir a saúde e o bem-estar de todos os bracarenses e das suas instituições”, fazendo um apelo para que “todos os cidadãos bracarenses se façam sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, tendo apenas o custo de um euro por mês (doze euros por ano), associação que é motivo de orgulho e presta um serviço de excelência à cidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS