
Na última semana, a Iniciativa Liberal de Braga reuniu com a Associação Sociocultural Luso-Brasileira de Apoio à Integração em Portugal (UAI).
“No encontro, a comitiva da Iniciativa Liberal teve oportunidade de conhecer de perto os diferentes formatos de apoio prestados pela associação, desde o acompanhamento na procura de emprego até ao suporte junto da AIMA. Foi também discutida a evolução do processo migratório em Braga: se em 2017 o fluxo era mais homogéneo, hoje regista-se um perfil mais diversificado e abrangente. De acordo com dados oficiais da Câmara Municipal de Braga, residem no concelho cerca de 20 mil cidadãos brasileiros. Contudo, ao incluir os que já adquiriram cidadania portuguesa ou italiana e os titulares de autorização de residência, estima-se que o número real possa ascender a 30 a 40 mil pessoas. Braga é, assim, a cidade portuguesa com maior concentração de cidadãos brasileiros”, refere o partido.
A Iniciativa Liberal acrescenta que “durante a reunião foi ainda abordada a preocupação com as falhas no sistema de verificação do registo criminal, um problema que a própria UAI tem denunciado e para o qual reivindica mecanismos de controlo mais eficazes e seguros”.
O partido afirma a sua “disponibilidade para manter uma relação próxima com a UAI e com todas as comunidades migrantes que hoje enriquecem o concelho de Braga”.


