Sexta-feira, Novembro 24, 2023
16.1 C
Braga
InícioBragaIniciativa Liberal afirma que Goreti Machado "não tem condições para permanecer na...

Iniciativa Liberal afirma que Goreti Machado “não tem condições para permanecer na BragaHabit”

© Juntos por Braga

A Iniciativa Liberal Braga afirmou que Goreti Machado, ex-presidente da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, “não tem condições para permanecer na BragaHabit”. A antiga autarca ocupa o cargo de vogal na empresa municipal de Habitação.

Apesar do cargo não ser remunerado, a Iniciativa Liberal entende que Goreti Machado não deve continuar na administração da BragaHabit após ter sido acusada pelo Ministério Público de prevaricação, quando era presidente daquela União de Freguesias entre 2013 e 2021.

O Ministério Público considerou que, pelo menos a partir de outubro de 2013, Goreti Machado, assim como João Marques, antigo tesoureiro, beneficiaram economicamente outros dois arguidos, um deles genro da ex-autarca, “endereçando-lhes convites a contratar, tendo em vista o fornecimento de bens e serviços à autarquia, o que fizeram sem observância de qualquer procedimento estipulado, limitando-se a fazê-lo verbalmente, sem qualquer formalização, sequer posterior, nem submissão à apreciação do executivo da junta de freguesia ou da assembleia de freguesia”.

De acordo com a acusação do Ministério Público, na sequência dessa conduta a um dos arguidos empresários, foram pagos 144.617 euros entre 2013 e 2019 e a outro quase 37 mil euros entre 2013 e 2016.

A Iniciativa Liberal Braga veio defender que o exercício de cargos políticos “deve estar acima de qualquer suspeita”.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES