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Infraestruturas de Portugal aprova projeto final para “desatar” Nó de Infias em Braga

Projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel.

© CM Braga

O Executivo Municipal de Braga vai analisar, na próxima reunião de Câmara, a proposta de Acordo de Gestão a celebrar entre a Infraestruturas de Portugal e o Município no âmbito do projeto de reorganização viária do Nó de Infias.

De acordo com a Câmara de Braga, nos termos do Acordo de Gestão, a Infraestruturas de Portugal irá assumir-se como “dona da obra”, sendo responsável pelo lançamento, gestão, execução e fiscalização da intervenção desde o procedimento pré-contratual até ao encerramento administrativo da empreitada. “A IP terá ainda a responsabilidade pela execução material e financeira do projeto”, refere o Município.

O Acordo de Gestão será depois submetido a parecer do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

“Por forma a imprimir mais celeridade ao processo, a Câmara Municipal está já a tramitar as expropriações, cabendo à IP solicitar autorização para a realização plurianual de despesas aos Ministros das Infraestruturas e Finanças. O Nó de Infias representa um dos principais pontos de congestionamento de trânsito da cidade, devido à confluência de diversas vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, com reflexos negativos na mobilidade local”, afirma a Autarquia.

O projeto prevê “a redução de 98% do tráfego automóvel, menos 4 quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta”.

Deverá ainda ser criada uma ligação direta para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte através da execução de um viaduto bidirecional com cerca de 220 metros de extensão e 12 metros de largura.

“Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego. Desta forma, os movimentos principais passam a efetuar-se praticamente sem constrangimentos, o que permitirá também uma melhoria dos movimentos secundários, que deixam de ter os fluxos de tráfego principais a prejudicá-los. A intervenção fará com que a atual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN101, próximo das atuais instalações da ‘Volvo’”, explica a Câmara de Braga.

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