Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
6.4 C
Braga
InícioRegiãoInês de Sousa Real do PAN visitou rios de Braga e Barcelos

Inês de Sousa Real do PAN visitou rios de Braga e Barcelos

© PAN Braga

Inês de Sousa Real, porta-voz nacional do PAN, esteve esta quinta-feira no distrito de Braga para dar início à pré-campanha eleitoral.

A escolha de Braga para começar a campanha prende-se com a ambição do partido de eleger o primeiro deputado pelo distrito, o cabeça de lista, Rafael Pinto.

“A distrital acompanhou a porta-voz numa visita a vários focos de poluição em diferentes rios do distrito. Começando em Barcelos na ETAR de Viatodos que, devido ao alegado tratamento inadequado dos efluentes, cria um caudal de águas residuais que contaminam os solos e desaguam no rio Este. Seguiu-se a ETAR de Areias de Vilar, também no concelho de Barcelos, que é um foco de poluição do rio Cávado, já sinalizado pelo PAN em 2019”, referiu o partido.

Após a visita a Barcelos, a comitiva do PAN seguiu para o rio Torto, em Braga, tendo realizado também uma visita ao rio Este. Segundo Rafael Pinto, “o distrito tem um património natural de excelência, em especial os rios, mas é quase impossível encontrar um curso de água que não tenha graves problemas de contaminação, quer sejam pela indústria, pelas Etar’s, pela pecuária ou por resíduos domésticos”.

Assim, o PAN  assume como uma das suas grandes bandeiras para o distrito de Braga a recuperação dos rios para “restaurar a vida, a biodiversidade e para que milhares de cidadãos possam recuperar as suas memórias de infância de nadar num rio limpo”.

Em relação a propostas, o PAN defende o regresso dos guarda-rios, maior fiscalização e aplicação de sanções, investimento para renaturalizar as margens, bem como remover barragens e açudes obsoletos que impedem o desenvolvimento natural da biodiversidade.

Por fim, o candidato de Braga alerta que “os políticos e entidades competentes do distrito têm que assumir a recuperação do património natural como uma prioridade. Do rio Vizela ao Cávado, do Este ao Torto, do Selho ao Pelhe, do Ave até ao Tâmega, este é um dos maiores problemas que atinge todos os concelhos e é para resolver estes problemas e trabalhar pelas causas que nos candidatamos. Para garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações do presente e do futuro”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS