Domingo, Setembro 25, 2022
13.9 C
Braga
InícioBragaIncentivo ao uso de bicicleta em Braga já deu 5.500 euros para...

Incentivo ao uso de bicicleta em Braga já deu 5.500 euros para gastar no comércio local

© CM Braga

O “Bicification – O Futuro em Duas Rodas” é um projeto europeu de mobilidade sustentável que teve início dia 1 de junho e se prolonga até 30 de setembro. 500 cidadãos de Braga estão a ajudar o planeta, a melhorar a sua qualidade de vida e a ser recompensados financeiramente pelo uso regular da bicicleta.

Até ao momento, o Bicification conta já com um total de mais de 77 mil quilómetros percorridos pelos 500 utilizadores que integram o projeto, representando uma poupança estimada de 8 toneladas de CO2. Até ao momento foram já entregues cerca de 5.500 euros em vouchers.

Este projeto-piloto está a decorrer em três cidades europeias e visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas. Através de um sistema GPS e da App associada é possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros. Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada.

A plataforma permite avaliar ao longo do tempo a evolução do uso da bicicleta e mapear as rotas preferidas dos utilizadores, possibilitando, entre outros aspetos, avaliar quais os pontos estratégicos a investir em termos de infra-estrutura na cidade.

Cada participante pode consultar o valor dos prémios em dinheiro que recolheu desde o dia 1 na App. Poderá ainda ver os comércios locais envolvidos no projeto onde esses valores monetários podem ser utilizado na compra de produtos/serviços.

O projeto europeu “Bicification” é financiado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia. Istanbul, na Turquia, e Talín, na Estónia, são as outras duas cidades que aderiram ao projeto.

Mais informações sobre o projeto aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS