Domingo, Julho 21, 2024
21.7 C
Braga
RegiãoBarcelosImplementado projeto "Barcelos+Voluntário"

Implementado projeto “Barcelos+Voluntário”

Em todo o concelho.

© CM Barcelos

O Município de Barcelos está a implementar uma nova estrutura – o Barcelos+Voluntário, destinada a coordenar o voluntariado no concelho. Esta nova estrutura substitui o Banco Local de Voluntariado e já tem várias ações programadas, entre as quais se destacam as ações de formação, algumas delas já em curso.

Para integrar o Barcelos+Voluntário estão a ser endereçados convites a todas as instituições concelhias no sentido de aderirem a esta estrutura e assinarem o respetivo protocolo.

Simultaneamente, já está em discussão pública, até ao próximo dia 14 deste mês, o “Regulamento de Voluntariado do Município de Barcelos” documento que vai balizar toda a atividade deste serviço, bem como os direitos e deveres, tanto das organizações promotoras como das pessoas voluntárias.

O projeto Barcelos+Voluntário surge no âmbito da atividade do Pelouro de Ação Social e Saúde do Município e tem como grande objetivo a valorização do voluntariado e dos voluntários em Barcelos, no sentido da promoção de uma cultura de voluntariado e cidadania ativa no território. Envolve a participação de entidades públicas e privadas, do público mais jovem, adulto e mais velho, para a transformação social, numa ação que se pretende que seja diferenciadora na vida das pessoas.

A ideia surgiu após um trabalho de auscultação aos agentes de voluntariado do território, apresentado publicamente no final do ano passado, no decorrer da I Gala do Voluntariado.

Esse trabalho prévio incluiu, entre outras ações, a análise SWOT, a participação de entidades do terceiro setor, divisões municipais, agentes educativos, mapeamento de projetos e programas de voluntariado existentes no território, identificação das principais dificuldades e necessidades na dinamização, definição de estratégias de atuação e definição do plano de ação.

Plataforma de registo e gestão de voluntários

No âmbito da implementação do Barcelos+Voluntário já está disponível uma nova plataforma online de gestão de voluntários, a qual permite que os interesses dos voluntários sejam correspondidos com as oportunidades de voluntariado das organizações promotoras de voluntariado. Este sistema facilitará o processo de inscrição para os interessados em contribuir com o seu tempo e competências, além de possibilitar um acompanhamento mais rigoroso e transparente das oportunidades de voluntariado.

A informação referente à forma de inscrição encontra-se disponível na página do Município de Barcelos, na área de voluntariado, e nos endereços:

Link para inscrição através do computador: https://bttr.im/n1erc

Link para inscrição através do telemóvel: https://bttr.im/ysakx

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES