
O Mercado Municipal de Braga vai receber o III Festim Rusgueiro no sábado, às 21:30. O programa foi apresentado esta quarta-feira, assim como a programação da participação da Rusga de São Vicente nas Festas de São João.
O lema da edição deste ano do Festim é “E siga a Rusga – Há 60 anos a rusgar!”. O evento tem como objetivo “promover as diferentes manifestações artísticas, como as sonoridades dos bombos e caixas, a dança e o canto de matriz popular tradicional, entrecruzando com a música clássica e outras artes performativas, proporcionando um espetáculo eclético, por forma a poder chegar a diferentes tipos de públicos”, de acordo com José Pinto, presidente da Rusga de São Vicente.
Carlos Barros, tesoureiro da Rusga de São Vicente, falou da participação da Rusga de São Vicente nas Festas de São João, que irá arrancar no dia 19 de junho, na Avenida Central com o espetáculo “(E)fusões Sanjoaninas”, e terminará a 24 de junho com a tradicional e emocionante despedida a São João Baptista, frente à capela de São João do Souto, conjuntamente com a Banda Musical de São Miguel de Cabreiros.
Já Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, parabenizou a Rusga de São Vicente pelo 60.º aniversário de existência e por “manter as tradições na cidade de Braga com a sua participação nos eventos ao longo dos anos”. “Naquilo que são os momentos em que a Rusga de São Vicente participa, eu ficava muito contente porque eu não tenho qualquer dúvida que o São João é composto por todas as coletividades do concelho mas a Rusga de São Vicente assume aqui um papel de destaque e muitas das vezes até de exemplo de como as coisas devem de ser feitas. Também naquilo que é a dimensão das festas da nossa cidade que a todos nos deve orgulhar é importante perceber que a Rusga de São Vicente é convidada a apadrinhar algumas iniciativas e isso diz muito daquilo que é a organização das festas. A Rusga de São Vicente consegue manter as tradições da cidade e nos deixa orgulhosos”, sustentou o presidente.
O espetáculo musical contará com a participação do grupo Bomboémia, da Rusga de São Vicente, do Dueto de Flautas com Joana Nulasco e Mariana Portovedo, do Grupo Folclórico da Corredoura de São Torcato, Grupo de Música Tradicional de Vila Verde e do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra.
O evento é organizado pela Rusga de São Vicente, em parceria com a Junta de São Vicente e com o apoio do Município de Braga. A comunidade e visitantes estão convidados a comparecer aos eventos.
Programa do III Festim Rusgueiro
- 17:30 – Verde de Honra aos grupos convidados na sede da Rusga
- 19:00 – Jantar convívio entre todos os artistas participantes
- 20:45 – Troca de lembranças entre os grupos participantes
- 21:00 – Saída para o local do Festim
- 21:30 – Início do espetáculo no Mercado Municipal de Braga
Comemorações do 60º aniversário nas Festas de São João
- 19 de junho – 21:30, na Avenida Central, espetáculo “(E)fusões Sanjoaninas”
- 21 de junho – 21:30, participação no Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos
- 22 de junho – 16:00, participação no Cortejo Etnográfico
- 23 de junho – 10:00, participação no Cortejo da Mordomia e Abertura das Festas
- 23 de junho – 22:00, participação no Cortejo das Rusgas
- 24 de junho – 18:00, participação na Procissão em honra de São João
- 24 de junho – 19:30, despedida a São João
A reportagem tem o apoio à produção da Junta de Freguesia de São Vicente