O mau tempo que se tem feito sentir por todo o país provocou estragos em Celorico de Basto. A Câmara Municipal disse hoje que as chuvas fortes e o vento provocaram a derrocada de parte de uma habitação, onde morava uma idosa.
“A situação mais grave causada pelas fortes chuvas e ventos prende-se com a derrocada de parte de uma habitação, já consideravelmente degradada. A Proteção Civil acorreu ao local e, junto com os Serviços Socais da Câmara Municipal, procedeu ao alojamento provisório da única habitante, uma idosa, que se encontra provisoriamente no lar do Centro Social de Molares e do seu cão, alojado no Centro de Recolha Oficial de Animais de Celorico de Basto”., informou a Autarquia.
De acordo com o Município, múltiplas situações têm sido reportadas à Proteção Civil que “tem procurado responder prontamente a todas as solicitações, desdobrando-se em trabalhos para salvaguardar pessoas e bens”.
Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Proteção Civil, “as condições atmosféricas têm causado alguns transtornos, que temos procurado solucionar o mais prontamente possível. No acaso da habitação, os técnicos do Município estão a avaliar os danos causados e qual o procedimento para a sua reabilitação. Trata-se de uma habitação sinalizada na nossa Estratégia Local de Habitação e que iremos dar resposta rápida para que a idosa possa regressar ao seu lar”. O autarca assegura que “as respostas às solicitações têm sido imediatas por forma a salvaguardar pessoas e bens. Temos procurado efetivar procedimentos de antecipação para que estas condições atmosféricas não provoquem mais danos”.
A Proteção Civil tem reforçado a comunicação à população para prevenir ocorrências e, em simultâneo, tem procedido à desobstrução de sarjetas e vias para evitar inundações e cortes de árvores.