Quinta-feira, Junho 17, 2021
18.9 C
Braga
InícioBragaHumor e Revolução Cigana de Braga vão passar pelo Festival Política

Humor e Revolução Cigana de Braga vão passar pelo Festival Política

Carlos Pereira

As atividades do Festival Política prosseguem esta sexta-feira às 17:00, com o “Cara-a-cara com os eurodeputados”. Por contingências da pandemia, este encontro decorre online juntando cidadãos e eurodeputados José Manuel Fernandes (PSD), Marisa Matias (BE) e Sandra Pereira (PCP). Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam com cada um dos eurodeputados para apresentar um tema, questão ou proposta. É necessária inscrição através do e-mail [email protected] para participar no Cara-a-cara. Todas as atividades do festival são de entrada gratuita.

Às 18:30, já no Centro de Juventude de Braga, será apresentado o projeto “Travessia”, da responsabilidade da Ambigular uma plataforma que conta histórias na perspetiva de quem as vive. “Travessia” é um novo podcast e um livro ilustrado produzidos após três meses a escutar e a contar histórias com um grupo de mulheres, provenientes do Iraque, Sudão, Sudão do Sul e Nigéria, refugiadas em Braga e acolhidas pelas associação Adolescere. De seguida, irá estrear o documentário “Braga, uma porta aberta?”, da responsabilidade do grupo Mooca Fixe, vencedor de uma bolsa do Instituto Português do Desporto e Juventude para o desenvolvimento deste documentário. “Braga, uma porta aberta?” resgata as histórias e vivências das comunidades imigrantes face à sua integração na cidade. O documentário é um alerta sobre a afirmação de uns, e da resistência e resiliência de outros.

Às 19:30 sobe ao palco o espectáculo “Não cries esperanças, ismo”, que aborda a realidade das atuais políticas de migração. É a estreia deste novo projeto da responsabilidade de Alexandra Moreira, Joshua Swift e Maria Maciel.

À noite, às 21:00, é a vez do espetáculo de humor da responsabilidade de Carlos Pereira. Carlos Pereira nasceu em São Tomé e Príncipe, faz stand up comedy e foi uma das caras do Levanta-te e Ri, da SIC. Em breve vai estrear a sua nova série na RTP Play.

Para sábado, um dos destaques da programação vai para “Revolução Cigana”, que será exibido às 11:00 no Centro de Juventude de Braga. Esta é a história de uma equipa de jovens ciganas de Santa Tecla, em Braga, que desafia estereótipos e luta pelo futebol feminino. Será exibdo o documentário “Revolução Cigana”, do Canal 11, seguido de uma conversa moderada pela jornalista Bárbara Baldaia, autora de “Revolução Cigana”, com a presença das protagonistas e das responsáveis pelo projeto Geração Tecla E8G, da Cruz Vermelha Portuguesa.

A programação do Festival Política inclui ainda vários workshops dedicados à escrita criativa, à criação de cartazes e à participação dos cidadãos na vida política. Está também a decorrer online na página do Festival um ciclo de cinema, com seis filmes, que reflete as tensões que se vivem na Europa, as questões das fronteiras e migrações e o trabalho de vários ativistas em prol dos direitos humanos.

As atividades do festival Política 2021 terminam este sábado às 19:00 com a conversa “Reino Suevo, perdido nas fronteiras do tempo” com a participação do arqueólogo Luís Fontes sobre o primeiro reino cristão da Europa Ocidental, que teve a sua capital em Braga. Esta conversa será exibida no Facebook e YouTube do festival.

O Festival Política decorre em Braga, de 6 a 8 de maio, sob o mote “Fronteiras”, contando com cinema, performances, teatro e debates centrados nas fronteiras políticas. O festival inclui atividades presenciais no Centro de Juventude de Braga e outras online, e pretende debater as fronteiras físicas, psicológicas e políticas que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS