Terça-feira, Abril 16, 2024
26 C
Braga
PolíticaLegislativasHugo Soares "surpreendido" com "más condições de trabalho" nos tribunais do distrito...

Hugo Soares “surpreendido” com “más condições de trabalho” nos tribunais do distrito de Braga


© Aliança Democrática

Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo Círculo de Braga, mostrou-se “surpreendido com as más condições de trabalho” nos tribunais do distrito de Braga.

“O grave estado de degradação das condições de trabalho nos tribunais do distrito de Braga está a provocar atrasos e problemas acrescidos ao funcionamento da justiça”, referiu o candidato à saída de uma reunião com o juiz-presidente do Tribunal da Comarca de Braga e representantes dos oficiais de justiça.

“O cenário é terceiro-mundista. Tínhamos consciência dos problemas e das carências, mas a gravidade é bem maior. Quando se tem que fechar secretarias e portas do tribunal, para que o único funcionário disponível possa apoiar o juiz e viabilizar a realização de julgamento, percebe-se a gravidade da situação”, denunciou Hugo Soares, partilhando as “preocupações dos administradores judiciais”.

O atraso na marcação de julgamentos, acrescenta, “já está pior do que no período da pandemia Covid-19, quando os processos tiveram de parar. Depois de um período de recuperação, as taxas de dilação voltaram a disparar. O atraso já é maior do que na pandemia”.

O cabeça de lista da Aliança Democrática classificou como “assustadoras” a “falta de recursos humanos e a incapacidade do Estado no recrutamento de profissionais, a juntar à degradação dos edifícios e situação obsoleta dos equipamentos e meios de trabalho”. Como exemplos, apontou que “há falta de recursos como digitalizadores e de espaço, as impressoras têm 30 anos. Os profissionais estão extremamente exaustos – como acontece em muitos outros setores e que tem levado à sucessão de protestos e greves”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES