Quinta-feira, Maio 13, 2021
15.4 C
Braga
InícioBragaHugo Pires preocupado com salários baixos e rendas de habitação elevadas em...

Hugo Pires preocupado com salários baixos e rendas de habitação elevadas em Braga

PS

O candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Braga, Hugo Pires, reuniu-se esta sexta-feira com a Direção Regional da União de Trabalhadores. No encontro, o socialista constatou que “a cidade de Braga não reúne hoje condições que convidem alguém a ficar cá, designadamente após a sua formação universitária”. 

Foram também abordadas questões do mundo do trabalho e discutiu-se sobre “a preocupação pela escassa oferta e pelos preços excessivamente altos que se estão a praticar em Braga, nomeadamente na habitação, para quem aqui se pretende fixar”.

“Braga até é atrativa do ponto de vista da cidade, pois tem trazido novas empresas mas a questão da habitação acessível é essencial para a captação dos jovens, mormente dos mais qualificados”, afirmou o presidente da UGT de Braga, César Campos.

Integrado no “Tempo de Ouvir” com que a candidatura socialista pretende auscultar o tecido social de Braga, no encontro com a estrutura sindical “foram identificadas as suas principais preocupações que, passam desde logo, por uma subida do desemprego, com especial referência para o feminino, evidente consequência da pandemia em curso”.

Neste contexto, o presidente da UGT de Braga falou também sobre a precariedade dos mais jovens. “Sempre que há uma agitação na economia, os precários são os primeiros a levar um abanão. Temos hoje, de facto, a melhor e mais bem preparada geração de jovens, mas eles foram os primeiros a levarem com as consequências”, lembrou César Campos.

Nesta conversa de pré-campanha eleitoral, falou-se também de salários baixos, altura em que foi colocada a questão “se é o Norte que cria mais riqueza, porque é que é no Norte que temos os salários mais baixos?”.

Nesta primeira reunião da candidatura de Hugo Pires com uma entidade representativa da cidade, discutiu-se sobre os problemas dos trabalhadores e da economia local. Foi neste âmbito que se falou “da fixação dos jovens recém-licenciados em Braga, dos problemas que a demografia está já a provocar, da empregabilidade local e, muito enfaticamente, do teletrabalho e da urgência de conceber novas propostas e de adaptar a oferta de formação profissional à realidade que ora vivemos”, salientou Hugo Pires.

Para além do candidato à presidência da Câmara Municipal,neste encontro estiveram também a deputada Palmira Maciel, o coordenador do programa eleitoral, Adolfo Macedo, o empresário e dirigente associativo Ricardo Sousa, e a atual vereadora Liliana Pereira.

Além de César Campos, a comitiva socialista foi recebida por Alexandre Dias, vice-presidente da UGT de Braga, Artur Silva, presidente da Mesa do Congresso, e Helena Ferreira, secretária-executiva.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS