Hospital de Cascais instala túnel de desinfeção contra a Covid-19
Sexta-feira , Novembro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2648
Principal / País / Hospital de Cascais instala túnel de desinfeção contra a Covid-19

Hospital de Cascais instala túnel de desinfeção contra a Covid-19

O Hospital de Cascais instalou um novo sistema, à entrada das instalações, que permite a desinfeção, deteção de utilização de máscara e medição da temperatura corporal de todos os utentes. O objetivo deste sistema inovador é contribuir para combater o sentimento de insegurança da população devido à infeção pela Covid-19.

A entrada principal do Hospital de Cascais estará agora sujeita a este sistema de desinfeção automático, onde os utentes terão de passar por um túnel de nebulização de Ozono, uma ação que procede a passagem por um outro sistema que deteta automaticamente a máscara facial e mede a temperatura corporal. Este sistema emite um sinal luminoso (verde ou vermelho) que indica se o utente pode ou não avançar, estando estimada a passagem de 6 a 10 utentes por minuto.

“Este sistema que decidimos instalar no Hospital de Cascais é inovador, sustentável e pioneiro na área da Saúde em Portugal. Avançámos com a implementação deste projeto porque acreditamos que irá promover um acesso mais eficiente às nossas instalações e contribuirá para melhorar a experiência dos utentes, numa altura em que os hospitais são um dos locais onde as pessoas têm mais receio de ir”, explica José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais. “Assim, damos resposta a mais um desafio atual e reforçamos o nosso compromisso de cuidar sempre em segurança”, finaliza.

“Desde o primeiro momento que as marcas têm tido um papel importante no combate à pandemia. Além de redirecionarem estratégias de comunicação para a prevenção, têm adotado todo o tipo de medidas para um combate rápido e eficaz, não obstante de estamos perante um problema complexo e sem solução de curto prazo. A Jack The Maker, empresa de criatividade tecnológica, tem criado um conjunto de novas ferramentas no sentido de trazer de volta alguma normalidade a este «novo normal». É nesse sentido que a Jack The Maker e a Lusíadas Saúde se juntaram para desenvolver um Túnel de Higienização 2.0 com hardware e software adaptáveis a todo o tipo de contextos. Neste caso em particular, a solução desenhada servirá a entrada do Hospital de Cascais, garantindo a higienização dos tecidos expostos a quem visita o Hospital. Uma solução baseada num processo 100% natural”, adianta Ricardo Espada, CEO da Jack The Maker.

Este é um projeto piloto, desenvolvido através de uma parceria entre a Lusíadas Saúde e a Jack the Maker. O sistema instalado no Hospital de Cascais é um protótipo que funcionará como um teste, cujo objetivo passa por melhorar e garantir mais segurança no acesso à unidade de saúde, num sistema assente em tecnologias inovadoras, sustentáveis e eficientes.